1 de janeiro de 2006

Merenda

Endereço: Avenida Luiz Lunardi, 967 (junto a rodoviária)
Telefone: (049) 3353-5686
E-mail: meg1000@desbrava.com.br
Funcionários:
Responsável técnica: Margareth Tribess



Merenda escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais conhecido como Merenda Escolar, vem sendo desenvolvido desde 1954. Este programa é de caráter suplementar, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, que prevê a transferência de recursos federais para os estados, municípios e Distrito Federal. O objetivo é comprar alimentos para a merenda escolar e, assim, suprir, em parte, as necessidades nutricionais dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, das escolas públicas.

O valor do recurso financeiro recebido vai de acordo com o censo escolar do ano anterior. Dividido em 10 parcelas anuais, correspondentes a 20 dias letivos/mês, são recebidos 0,18 centavos para cada aluno por dia.

A merenda escolar em Xaxim beneficia diariamente 2.864 alunos, distribuídos entre os Centros de Educação Infantis, os CEIs, com quatro refeições no maternal e sete no berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental, com uma refeição diária nas redes municipais e estaduais, totalizando 4.604 refeições diárias.

Neste ano o FNDE enviou R$ 33.744,40 para a merenda escolar do Ensino Fundamental e R$ 4.963,20 para a da Educação Infantil. A Prefeitura de Xaxim sempre complementa o valor recebido com recursos próprios, pois os preços dos alimentos variam muito. A compra de alimentos é feita com processos licitatórios comuns (como concorrência pública, tomada de preços e convite), que são utilizados por entidades executoras, como é o caso das prefeituras. Para acompanhar e assessorar os recursos financeiros transferidos pelo FNDE, existe o Conselho de Alimentação Escolar, que é formado por sete membros titulares.

A coordenação da merenda escolar de Xaxim é responsável por receber, armazenar, controlar o estoque e distribuir os alimentos, destinados às escolas e CEIs.

Refeições nas instituições escolares visam alimentação ideal

Depois de enviados às escolas, os alimentos são transformados em refeições pelas merendeiras, que seguem um cardápio, igual para todas as instituições escolares, estaduais ou municipais.

Os cardápios da merenda são elaborados pela nutricionista Margareth Tribess, sendo alterados conforme a disposição de alimentos e a cada estação. Este cardápio atende a 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos, garantindo pelo menos uma refeição diária com o mínimo de vitaminas, correspondentes a nove gramas e 350 quilocalorias. A merenda servida nas escolas visa uma alimentação ideal, composta de uma boa variedade de alimentos, rica em sais minerais e vitaminas, com as devidas proporções de proteínas, hidratos de carbono e gorduras.

Escolas e CEIs têm refeições diferenciadas

A merenda das escolas é composta de seis qualidades de saladas, quatro tipos de frutas, nove tipos de pratos quentes, como os servidos no inverno, que incluem purê de batata com carne suína, macarrão enriquecido com legumes e frango, arroz e feijão e carne de gado moída, mandioca ao molho de carne de panela e carreteiro, todos acompanhados de saladas. Há ainda cachorro-quente, pão com queijo, pão com mortadela, iogurte, biscoitos integrais e doces, achocolatados e chás de frutas.

Rica em nutrientes, a alimentação nos CEIs é composta de alimentos como peixe, carne suína, fígado, iogurte, bolacha integral, preparados com aveia, soja, farinha integral, açúcar mascavo, saladas e frutas, além dos alimentos tradicionais. O cardápio é composto de preparações com bolo choconutri, com fígado, bolo integral de aveia, maçã e canela, pizza de aveia com presunto e queijo, bolo de casca de banana, entre outros. Em cada encontro com a nutricionista são produzidas preparações novas que são oferecidas às crianças com o intuito de observar a aceitabilidade.

As merendeiras são capacitadas com treinamentos realizados pela nutricionista. Os temas tratados nas capacitações envolvem dicas de como melhor realizar o trabalho, que incluem sugestões de como aproveitar melhor os alimentos, mantendo a qualidade e o valor nutricional dos alimentos, higiene das instalações e equipamentos, higiene pessoal, uso de uniformes completos dentro da cozinha e obrigatoriedade da carteira de saúde em dia.

Um check list é realizado mensalmente pela nutricionista. As merendeiras devem estar de acordo com todas as especificidades. As merendeiras recebem uma pontuação pelo desempenho de suas funções. Há premiação para a merendeira com melhor nota.

Educação alimentar resulta na formação de adultos fortes e sadios

A missão da educação alimentar é garantir e promover uma alimentação saudável, com reflexos na família do educando. Ao tomar conhecimento da importância dos alimentos e de seu papel nutritivo, o aluno passa a internalizar esta questão e a transmiti-la ao seu círculo de relações fora da escola.

A SME vem promovendo palestras educativas e o fornecimento de uma alimentação rica em nutrientes, sadia, e de qualidade, colaborando para a formação social e cognitiva dos alunos da rede municipal de ensino. Sabe-se que a melhor forma de educar uma criança quanto à comida, é dar exemplos, com a ingestão de alimentos saudáveis. As crianças se espelham nos mais velhos.

Por volta dos seis, sete anos, as crianças demonstram suas preferências alimentares. Escolhem o que querem comer, dão uma enorme atenção aos anúncios de televisão e observam com atenção o que as outras crianças comem. Na escola, não se pretende que a criança deixe de comer doces, pois eles são ricos em hidratos de carbono, necessários ao seu desenvolvimento. A intenção é fazer com que os alimentos sejam ingeridos com cautela e com controle por parte dos adultos.

Uma alimentação balanceada e adaptada às diversas fases do crescimento e ao estado nutricional resulta na formação de adultos fortes e sadios. Portanto, a refeição assume um papel fundamental na vida da criança.