23 de março de 2006

Seminário em Xaxim discute a água com o público


As propostas para melhoria do uso, extração e conservação
da água serão enviadas para a prefeitura e para a Casan

Na última quarta-feira (22/03), aconteceu o Segundo Seminário Municipal Sobre a Água em Xaxim. Neste evento, vários profissionais expuseram questões sobre a situação da água no contexto mundial, regional e municipal. No segundo momento do seminário, foram pensadas e planejadas ações a fim de melhorar a extração do líquido.
Ao fim das exposições, o público presente no seminário foi convidado a falar a respeito da problemática. A partir desta interação, será formulado um documento contendo propostas e sugestões para encaminhamento às autoridades competentes - o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, e a CASAN do município.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal de Vereadores e Concessão SEMAX. Segundo a secretária de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, é de extrema relevância promover atividades deste tipo, pois a questão em foco, neste caso a água, não pode ficar só no papel. “O primeiro passo já foi realizado, que foi a formulação de um documento. É necessário que se prossiga com apontamentos e sugestões às autoridades”, acrescenta Iraci.
Estiveram presentes aproximadamente 300 pessoas, incluindo alunos de escolas da cidade e autoridades.

Palestrantes expuseram diferentes matizes da temática


A professora da Unoesc, Celer, UNC e do Expressivo de Xanxerê, Mari Aurora Favero Reis, falou sobre como a água existente no mundo pode acabar se as pessoas continuarem a usá-la sem se importar com a provável escassez no futuro. Representando a Agência Regional da Casan de Chapecó, Antonio Fernando Baptiston, tratou do contexto regional da água e de sua poluição hoje em comparação às décadas passadas. O representante da Casan de Xaxim, Moacir Bizol, falou da situação da Casan no município e de como ela irá garantir abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários através de suas novas obras e projetos.

Da secretaria da Agricultura de Xaxim, o engenheiro agrônomo Volnei Dervanoski, mostrou a situação da água no interior do município. Representando a Vigilância Sanitária de Xaxim, Mauro Pertussati fez exposições sobre poços artesianos e a qualidade da água que consumimos. E, por último, a professora da Escola Geração Construtiva de Xaxim, Elisangela Bini Dorigon, mostrou a situação dos rios que abastecem o município.

A Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim, clube, ficou lotado durante o seminário

Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com