29 de novembro de 2007

Plano Municipal de Educação de Xaxim deve ser aprovado até o fim de 2008

Nesta semana foi realizado o último encontro da primeira etapa de capacitação para o colegiado de secretários municipais de educação da região da Amai para a elaboração dos planos municipais de educação, PME. O encontro foi realizado em Xanxerê. O encontro foi ministrado pelo professor Elton Nardi.

Em 2008, o primeiro encontro com o colegiado será em março. O encontro ocorrido na última terça-feira (27/11) foi muito importante, de acordo com a secretária de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo. “Cada município fez uma análise de como está a sua situação quanto à elaboração do seu PME”.

A elaboração dos planos municipais de educação envolve todos os níveis de educação de cada município. De acordo com Iraci, o PME de Xaxim terá continuidade em 2008. “Até o fim do ano pretendemos ter nosso plano aprovado”, afirma Iraci.

A administração municipal de Xaxim, através do prefeito Lírio Dagort, tem trabalhado para melhorar a educação no município. Para isso, implantou um sistema de ensino que contempla as escolas municipais, em parceria com o Sistema Bom Jesus de Curitiba, oferecendo os mesmos materiais em todas as unidades municipais de ensino.

O que é um Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é um instrumento da política educacional que estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino, para formação e valorização do magistério e para o financiamento e a gestão da educação, por um período de 10 anos. A sua principal finalidade é orientar as ações do poder público nas três esferas de governo (União/Estado/Município), quanto ao direcionamento da política educacional do país.

O Plano Municipal de Educação deve ser dirigido pela secretaria municipal de educação de cada município, com a participação de toda a sociedade, incluindo professores da rede municipal, estadual e particular, alunos, pais, administração pública e sociedade civil.

Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br