17 de abril de 2008

Escolas municipais de Xaxim recebem mais de 10 mil livros

Nesta sexta-feira, dia 18 de abril, é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil e no dia 23, o dia Mundial do Livro. Em homenagem a este dia, a secretaria de Educação de Xaxim doou acervos para as escolas municipais. No total, mais de 10 mil livros serão entregues aos alunos, para uso coletivo e em sala de aula.

As turmas de 3ª, 4º e 5ª séries receberão um livro por mês, até o fim do ano, junto com uma cartilha de atividades. Foram adquiridas duas coleções, que após o trabalho em sala de aula, serão trocadas com outras séries. Após esta etapa do trabalho, os alunos poderão levar os livros para casa.

Além disso, está sendo desenvolvido nas escolas o Projeto Leitura. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e o contato com os livros. A secretaria de Educação tem como meta incentivar os alunos a participar ativamente do projeto de leitura, que facilitará que o hábito de ler se torne familiar. Assim, não só serão abertos caminhos para os alunos diante dos livros, mas incentivado o gosto pela leitura e pelos livros.

As escolas terão ainda um lugar chamado cantinho da leitura, onde poderão utilizar o acervo da escola. Ainda, será organizado um cronograma para que todos os alunos tenham no mínimo uma hora de leitura por semana. A leitura é importante para a aprendizagem e na vida das pessoas em geral, pois amplia horizontes, muda nossa visão acerca do mundo e oferece novas concepções sobre temas diversos. A leitura deve se fazer cada vez mais presente no cotidiano das escolas, local privilegiado para despertar o interesse pela leitura.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem a data de nascimento de Monteiro Lobato, 18 de abril, o primeiro escritor brasileiro a fazer histórias para o publico infantil. Monteiro Lobato é dono de obras memoráveis, como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Jeca Tatu.

Livros devem fazer parte da rotina das crianças dentro e fora da escola

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br