19 de abril de 2006

Escolas e CEIs do município recebem livros e aparelhos de dvd

Em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, e ao dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, a Secretaria de Educação de Xaxim, SME, doou acervos de livros de literatura infantil e infanto juvenil e dvds, que acompanham as edições, para escolas e CEIs do município. Além disso, as instituições de ensino municipais ganharam aparelhos de dvds.
A Casa da Cultura de Xaxim ganhou uma nova edição da Enciclopédia Barsa, que estará disponível aos leitores do nosso município. O objetivo destas doações é proporcionar entretenimento e a busca de informações pelos alunos. Além disso, pensa-se no futuro destas crianças, pois investir em educação é apostar em um país melhor.
...
Hoje, no Brasil, tem-se uma média de apenas 25% da população, com idades entre 15 e 64 anos, com habilidade plena de leitura. Dentro da mesma faixa etária, 8% são analfabetos absolutos e 30%, capazes de entender informações simples, e 37% lêem e entendem textos curtos.
Enquanto na França cada habitante lê, em média, sete livros por ano, no Brasil o número é de apenas 1,8. As informações fazem parte da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, CBL, e outras entidades.
...
Preocupada com estes números, a SME pretende tornar a leitura um hábito na vida das crianças, pois, como disse Monteiro Lobato: "um país se faz com homens e com livros".



Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com