16 de maio de 2006

Ensino Fundamental é tema de capacitação em Xaxim

A Secretaria de Educação de Xaxim promoveu nesta terça-feira (16/05) capacitação para as professoras de Educação Infantil III e 1ª série da rede municipal de ensino. A capacitação foi ministrada pela professora da Unoesc, campus Xanxerê, e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Neli Gai, que tratou do tema alfabetização e letramento.
A iniciativa da SME de Xaxim tem em vista as mudanças ocorridas no sistema de educação, que passou de oito anos para nove no Ensino Fundamental, em 2006. Devido às mudanças no trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, percebeu-se a necessidade de maior fundamentação destes profissionais, visto que o Governo Federal atribuiu aos municípios a organização deste novo sistema.
... Professoras de Educação Infantil III e 1ª série tiveram capacitação sobre o novo sistema de ensino
Fotografia: Liamara Tonello
...
O debate sobre a ampliação do Ensino Fundamental acontece desde 2003
A ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos vinha sendo discutida pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) com secretarias municipais e estaduais de educação desde 2003. O Governo Federal prevê que com este ano a mais de estudo haja aumento da qualidade da educação, inclusão de todas as crianças de seis anos na escola, menor vulnerabilidade a situações de risco, permanência na escola, sucesso no aprendizado e aumento da escolaridade dos alunos.
Esta mudança está prevista na Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e em uma das metas do Ensino Fundamental no Plano Nacional de Educação (PNE). Recentemente, a Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, altera alguns artigos da Lei nº 9.394 e determina o início dos estudos para crianças ingressantes na Educação Infantil a partir dos seis anos de idade, mas mantém o ensino em oito anos.
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com