28 de abril de 2006

Doação de livros tem como meta aumentar o número de leitores

No mês que se comemora o dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, e o dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, a Secretaria de Educação de Xaxim, SME, doou 90 livros de literatura, uma coleção da Barsa Virtual, uma coleção da Barsa em volumes e uma coleção Patrimônio da Humanidade para a Biblioteca Municipal Desembargador Alves Pedrosa, de Xaxim. Além disso, um aparelho de dvd foi doado para o uso da comunidade.
A SME de Xaxim doou também acervos de livros de literatura infantil e infanto juvenil e dvds, que acompanham as edições, para escolas e CEIs do município, além de aparelhos de dvds.
Atualmente, o mercado editorial brasileiro é promissor. São mais de 500 editoras, cerca de 35 mil títulos lançados anualmente e 300 milhões de exemplares vendidos. Porém, o universo de leitores é pequeno; apenas 17 milhões dos 170 milhões de brasileiros lêem pelo menos um livro por ano.
Dados como estes fizeram a SME agir em prol do aumento no número de leitores. O bibliófilo, pessoa que tem paixão por livros, José Mindlin costuma sugerir uma das providências necessárias para ampliar o número de leitores no Brasil: "É preciso democratizar o acesso ao livro e o melhor meio é aumentar consideravelmente o número de bibliotecas públicas, que, aliás, deveriam funcionar à noite e nos finais de semana".
Fonte: Câmara Brasileira do Livro, CBL
Os livros doados pela SME para a Biblioteca de Xaxim serão usados para consulta local.
Fotografia: Liamara Tonello
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com