13 de fevereiro de 2007

Secretaria de Educação de Xaxim realiza Semana Pedagógica

O evento contou com a participação de todos os
profissionais de educação da rede municipal

A Secretaria de Educação de Xaxim promoveu de 05 a 09 de fevereiro a II Semana Pedagógica do município. Nos eventos referentes à Semana participaram os profissionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
No primeiro dia o palestrante Roger Juarez Bernardi tratou do tema “Aporte teórico e metodológico para atividades pedagógicas na rede municipal de ensino de Xaxim”, com os profissionais do Ensino Fundamental. O segundo dia, com a palestrante Neli Gai, teve como tema “Alfabetização e letramento”. O enfoque desta capacitação foi para professores de 1ª série e Classe de Alfabetização. Os demais professores cumpriram horário nas escolas.
Na quarta-feira, dia 07, as atividades foram nas próprias unidades escolares. Durante a manhã, os profissionais dos Centros de Educação Infantil, os CEIs, tiveram uma oficina de fantoches. A oficina foi ministrada pela professora Vera Mantovani Binda. Foram utilizados materiais recicláveis para a confecção dos brinquedos, como litros, sacolas plásticas, caixinhas e latas de diferentes tamanhos, retalhos de tecido e papéis coloridos.
Na quinta-feira, dia 08, a pedagoga do Sistema de Ensino Bom Jesus, Lucia Schermann, trabalhou os “Novos paradigmas na educação”. Estiveram presentes aproximadamente 200 profissionais. No último dia, sexta-feira, as “Políticas educacionais” foram discutidas com o professor Elton Nardi.
De acordo com a secretária de educação do município, Iraci Barrionuevo, a Semana pedagógica tem como objetivo melhorar a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Xaxim. A Semana Pedagógica está entre uma das atividades que serão desenvolvidas durante o ano com relação à formação continuada, política adotada pela Secretaria de Educação como forma de melhorar qualitativamente a educação oferecida à população xaxinense.
A formação continuada é importante para que os educadores reflitam sobre o processo educativo, pois ele não se encerra no espaço e no período da aula propriamente dita. O convívio numa instituição escolar, para além da assistência às aulas, pode ser uma importante fonte de desenvolvimento cultural e social.