4 de dezembro de 2006

Proerd realiza formatura em Xaxim

Evento tem participação de mais de 500 alunos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd, realizou a solenidade de formatura dos alunos de 4ª série das escolas de Xaxim, nesta segunda-feira (04/12). O Programa tem como objetivo consolidar um acordo cooperativo entre professores, policiais militares, pais e comunidade para a educação das crianças na escola.
Com um trabalho de aproximadamente três meses, os policiais militares do Proerd desenvolveram dez lições, uma a cada semana, de cinqüenta minutos cada, tendo como base a cartilha do Programa. Um instrutor policial militar fardado trabalhou o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, a criatividade, as técnicas de autocontrole e resistência às pressões do dia-a-dia, que levam às drogas e à violência.
Na formatura, os alunos recebem um certificado e prestam compromisso público perante os presentes, de resistirem às drogas e à violência. Entre as principais metas do Proerd está a inclusão dos ideais do Programa não só nas crianças, mas em todos os cidadãos.
Em Xaxim, nas cinco escolas municipais, o Programa foi desenvolvido pelos soldados Féo e Valdecir. Ao todo, o Proerd conta com aproximadamente 200 soldados e é trabalhado em mais de 200 municípios de Santa Catarina. Esta é a quarta vez que Xaxim recebe o Programa.
Nesta formatura, estiveram presentes os mais de 500 alunos das escolas municipais, estaduais e particular de Xaxim, além dos pais dos alunos, que puderam prestigiar o evento. Para o evento, as crianças receberam uma camiseta. Durante as aulas, os estudantes receberam também um estojo com lápis, caneta, ímã, adesivo e folders. Esta é mais uma forma de incentivo à permanência das crianças nas escolas.
Para a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, programas como este são importantes, pois possibilitam que pessoas especializadas no assunto conversem e tirem dúvidas das crianças.
A abertura do evento ficou à cargo das alunas da Casa da Cultura de Xaxim, que apresentaram três danças. O hino nacional foi executado pelo Segundo Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, que acompanhou também a música tema cantada pelos alunos.
Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com