26 de outubro de 2006

Xaxim promove a II Semana da Arte e da Cultura

Neste mês, Xaxim pode prestigiar a II Semana da Arte e da Cultura. As atividades tiveram início dia 20 de outubro e vão até o dia 31. A Semana foi promovida pela Secretaria de Educação de Xaxim e pela Casa da Cultura do município.
Na sexta-feira, dia 20, o Ginásio de Esportes Pedro Ivo Campos foi palco do Oitavo Festival de Dança Mário de Andrade. O evento foi realizado pela Secretaria Regional de Xanxerê, por meio da Fesporte. Participaram oito escolas da região. O grupo vencedor foi o da Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco, de Xanxerê, com a coreografia A beleza da mulher nordestina brasileira. Em segundo lugar ficou a Escola de Educação Básica Romildo Czepanhick, de Xanxerê, com a coreografia Um minuto para a vida. O terceiro foi conquistado pela Escola de Educação Básica Anacleto Daminani, de Abelardo Luz, com a dança Respiração. O festival contou com um público de mais de 1500 pessoas.
No dia 23, segunda-feira, pela manhã, à tarde e à noite, foi a vez da sétima arte. Transmitido no Clube Recreativo e Cultural de Xaxim, o filme Abril despedaçado, de Walter Sales, foi visto por mais de 500 alunos, a partir da oitava série do município. Na terça-feira, dia 24, pela manhã e à tarde, foi transmitido o filme Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki. O público foram os alunos de 1ª a 4ª séries, das escolas do município.
Na noite de terça-feira, no Clube, houve também recitais de violão, saxofone, flauta, gaita e coral, que emocionaram o público. No dia 25, 26 e 27 os artistas do município tiveram espaço na Casa da Cultura para mostrarem seus trabalhos. A arte contemporânea, do professor de artes Sidimar Geremia, que realiza trabalhos com arame como matéria-prima, desenhos, do professor da Casa da Cultura, Douglas Dal Bello, telas das alunas da Casa da Cultura e do Ateliê Toque de Arte, trabalhos de arte oriental, de Rosane Mahler e de caligrafia artística, de Bernardete Gasperini, foram as obras expostas.
Vinte e uma telas estão expostas na Casa da Cultura para a visitação do público
O Ginásio de Esportes Pedro Ivo Campos ficou lotado com a mostra municipal cultural, com danças, performances e poesias, ocorrida na noite de quarta-feira, dia 25, evento que acontece novamente no dia 27. A peça Tudo louco, do Grupo de Teatro Ibirama, apresentado no dia 26, quinta-feira, também levou um elevado número de alunos das escolas do município até o Clube, local das apresentações. Pela manhã assistiram à peça mais de 400 crianças e adolescentes. À tarde a expectativa é que prestigiem ao teatro aproximadamente 800 alunos.
A II Semana da Arte e da Cultura contou ainda com um workshop: teatro um valor terapêutico, com a ministrante Daniela Silva, nos dias 26 e 27. No dia 30, nos três turnos, será realizada exposição e venda de livros da Livraria das Faculdades, de Chapecó, no Clube, com início às 9h e término às 22h. No último dia da Semana, 31 de outubro, as atividades são as mesmas do dia 30. Porém, o término será às 16h. A participação é livre.
A Semana da Cultura tem como objetivo divulgar as manifestações artísticas, intelectuais e comportamentais da sociedade xaxinense. Para a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, além disso, a Semana tem como objetivo fazer com que mais pessoas se interessem pela arte e comecem também a praticá-la, independente da forma.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com
Ou SME – 3353-4272 e 3353-5723
Casa da Cultura – 3353-8211