8 de outubro de 2006

SME de Xaxim capacita professores da Educação Infantil

Na última sexta-feira (06/10), os professores dos centros de educação infantil, CEIs, da rede municipal de ensino de Xaxim foram reunidos para uma capacitação. As palestrantes, a gerente de creches e pré-escolas da Secretaria de Educação da prefeitura de Chapecó, Simone Lorenzet, e Simone Maciel, da Secretaria de Educação de Chapecó, trabalharam sobre o universo infantil em sala de aula e sobre a escola como ambiente para o crescimento.
A capacitação foi realizado no auditório da Escola Geração Construtiva
O tema principal da palestra foi a abordagem dos elementos necessários para a construção de uma sólida proposta pedagógica para a educação infantil. Também foi ressaltada a importância de se ter um plano político pedagógico bem definido dentro das instituições de ensino, pois o planejamento é uma instância diretiva da prática pedagógica.
Foram apresentadas, ainda, práticas e técnicas para serem desenvolvidas em sala de aula com os alunos. Quanto ao comportamento dos pequenos alunos em sala de aula, Simone Lorenzet afirma que “para se formar crianças criativas, críticas, participativas e com autonomia e conhecimento é necessário, antes, que os professores tenham tais qualidades”.
Dinâmica estimula o lado afetivo
A criança aprende com a interação com o meio. Por isso, o espaço educativo do CEI deve ser rico em estímulos e os educadores devem propiciar desafios para desafiar a atividade intelectual das crianças.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com