19 de setembro de 2006

Secretaria de Educação de Xaxim promove teatro sobre educação ambiental

A peça ensina como agir ecologicamente correto

Durante o dia de hoje (19/09), acontece no Clube Recreativo Xaxinense quatro apresentações do teatro de bonecos “É de pequenino que se torce o pepino”. As peças são apresentadas pela Organização Cultural, Social e Ambiental Água Doce, de Curitiba. Promovido pela Secretaria de Educação de Xaxim, o teatro será apresentado para as crianças de 1ª a 5ª séries, das escolas municipais, estaduais e particulares de Xaxim, no turno matutino e vespertino. Durante a manhã ocorrem duas sessões, com aproximadamente 450 crianças cada uma. À tarde o público totaliza aproximadamente 1.400 crianças, também em duas sessões, que duram uma hora cada.
Segundo Gilberto Bastos, um dos integrantes do grupo de teatro, neste ano a peça já foi apresentada mais de 100 vezes, passando por diversas cidades do sul do país. O espetáculo cativa as crianças, pois elas participam com os atores. O tema principal é o meio ambiente, que está sendo trabalhado nas escolas municipais. As coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação de Xaxim asseguram que esta é uma forma de incentivar a cultura e também uma maneira de fazer com que as crianças possam adquirir gosto pelas atividades culturais, além de poderem aprender sobre o tema e como se comportar assistindo uma peça teatral. O evento foi custeado pela Prefeitura de Xaxim e pela Secretaria de Educação, com a participação das escolas. Foi recolhido R$ 0,50 dos alunos que puderam contribuir. Porém, independente de terem pago, todos assistiram a peça.
Para a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, “o melhor meio de se cuidar do meio ambiente é através do exemplo e da prática”. E é exatamente esta a mensagem do teatro. Ensinar as crianças é mais fácil, porque elas estão abertas a novas idéias e é de consenso que “É de pequenino que se torce o pepino”. Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com