4 de agosto de 2006

Projeto de Capoeira de Xaxim é pioneiro na região

Em Xaxim, para os alunos da Educação Infantil III a 8ª série, é oferecido o projeto piloto de Capoeira, para promover a interação social dos alunos. Há um ano e meio, os alunos das cinco escolas municipais vêm tendo aulas com o professor Marcelo Pertussatti, que já desenvolvia esta atividade desde 2001, com um projeto independente.
A Secretaria de Educação de Xaxim reconhece nesse trabalho uma possibilidade diferente de educação. Com a Capoeira, são desenvolvidas as inteligências múltiplas dos alunos. Hoje em dia, muito se fala em oferecer atividades deste gênero aos estudantes, para que a permanência na escola seja mais prazerosa e para que seja estimulada a apreensão do conhecimento.
A Capoeira é também um projeto de apoio à cultura afro-brasileira. As crianças têm a possibilidade de aprenderem a socialização dos movimentos, as tradições, o ritual, o jogo, as cantigas e até a história do Brasil. Ainda aprendem sobre a música, os instrumentos, a cultura afro-brasileira, o esporte, a luta e a filosofia da Capoeira.
Segundo o professor Marcelo, este é um projeto pioneiro. “Os alunos estão num ambiente lúdico, onde importa primordialmente a liberdade do praticante”. Quem realiza alguma atividade física geralmente tem a ganhar. Com a Capoeira são desenvolvidos os movimentos cinestésico-corporais, a musicalidade, as habilidades linguístico-verbal, espacial, emocional, interpessoal, sociais, ética e estética, simbólica ou existencial, a espiritualidade, além das capacidades lógico-matemática e biológica.

Capoeira utiliza a Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi criada e lançada por Howard Gardner, co-diretor de um projeto que estuda cognição, da Universidade Harvard, há aproximadamente 20 anos. Howard propunha a existência de inteligências independentes entre si, teoria contrária aos testes de quociente de inteligência (QI), que se popularizaram na medição de alguns modos de conhecimento, como o lingüístico e o lógico.

Crédito fotos: Marcelo Pertussatti
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com