6 de julho de 2006

Secretaria de Educação de Xaxim traz para educadores o tema educação inclusiva

Ontem (05/07), no Clube Recreativo e Cultural de Xaxim, ocorreu o segundo encontro do convênio celebrado entre a Secretaria de Educação de Xaxim, FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o MEC, Ministério da Educação, em parceria com a UNOESC. Durante o ano serão 360 horas aula para os profissionais das escolas e dos CEIs da rede municipal de ensino de Xaxim.
A palestrante, professora da UNOESC, campus Xanxerê, Sonia Albirici, tratou do tema educação inclusiva. “Ninguém pode aprender as mesmas coisas do mesmo modo e ao mesmo tempo”, afirma Sonia. Para ela, durante muito tempo a escola falhou porque quis homogeneizar, padronizar. O desafio, agora, é construir uma escola inclusiva.
Durante a semana de 17 a 21 participarão das capacitações 250 educadores do ensino fundamental e educação infantil, além de merendeiras, vigias, serviços gerais e profissionais do apoio pedagógico. Segundo a secretária de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, a Secretaria tem como objetivo contemplar a educação continuada no decorrer do ano letivo, com o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais. Com isso, ambos saem ganhando: o profissional e o aluno. “Pretende-se que todos estejam capacitados para dar conta da demanda de trabalho exigida em cada setor da educação”, explica.
Na palestra estiveram presentes 180 pessoas

Crédito fotos: Priscila Maboni/SME Xaxim
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com