Meio ambiente é tema de reflexão
A rede municipal de ensino de Xaxim trabalhou o tema com os alunos
Ontem (05/06) foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Xaxim, foi realizada uma hora cívica, com participação das escolas das redes municipal, estadual e particular. O evento ocorreu na Praça Frei Bruno e contou com a participação de mais de 500 pessoas.
A comemoração ao Dia do Meio Ambiente foi promovida pela Secretaria de Educação de Xaxim para despertar nas pessoas a necessidade de preservação ambiental. Em Santa Catarina, por exemplo, a área de domínio da Mata Atlântica é de 99%. De 1990 a 1995 foram desmatados 70.065 hectares em nosso estado, o equivalente a 55 campos de futebol por dia.
Em função do desmatamento, a Mata Atlântica, principalmente a partir do século XX, encontra-se extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta. Reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, ainda abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. A área original era 1.290.692, 46 km², 15% do território brasileiro. Restaram 95.000 km², 7,3% da área original. Esta foi a segunda maior floresta tropical em importância na América do Sul, em especial no Brasil.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Voz Populi para o Ministério do Meio Ambiente, a consciência ecológica do brasileiro está melhorando, mas os problemas ambientais ainda não merecem a devida atenção da população. Entre os problemas mais citados pelos entrevistados, o primeiro lugar ficou com a destruição de florestas, com 76%.
O dia 05 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, porque em 1972 foi realizado o primeiro grande evento sobre ambiente, a Conferência de Estocolmo. Naquela ocasião, pessoas ligadas aos problemas ambientais chamaram a atenção para a degradação do ecossistema.
Crédito fotos: Liamara Tonello
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com
<< Página inicial