23 de maio de 2006

Trabalho das merendeiras é tema de capacitação

A Secretaria de Educação de Xaxim, preocupada com todas as áreas que abrangem a educação em nosso município, promoveu neste mês uma capacitação para as merendeiras das escolas e CEIs da rede municipal de ensino. A responsável técnica pela merenda, a nutricionista Margareth Tribess, tratou, na última quinta-feira (17/05), de assuntos voltados ao dia-a-dia do trabalho nas cozinhas.
Entre dicas de como melhor realizar o trabalho, que incluem sugestões de aproveitamento dos alimentos, mantendo a qualidade e o valor nutricional dos alimentos, lembretes de como manter a higiene das instalações e equipamentos, higiene pessoal, uso de uniformes completos dentro da cozinha e obrigatoriedade de apresentação da carteira de saúde em dia, a capacitação serviu para deixar atualizadas elas, que são as responsáveis pela transformação do alimento em deliciosas refeições para os alunos.
As refeições nas escolas e CEIs visam uma alimentação ideal, composta de uma boa variedade de alimentos, rica em sais minerais e vitaminas, com as devidas proporções de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. O cardápio da merenda atende a 15% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes.
Sabe-se que uma alimentação balanceada e adaptada às diversas fases do crescimento e ao estado nutricional, resulta na formação de adultos fortes e sadios. Portanto, a refeição assume um papel fundamental na vida da criança. Por extensão, entende-se que capacitações como esta se fazem cruciais para o bom andamento das atividades escolares.
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com