4 de julho de 2006

Projeto Amigos da Escola está em prática em Xaxim

As primeiras atividades acontecem nos CEIs
O Projeto Amigos da Escola foi criado pela Rede Globo. O principal objetivo é contribuir para o fortalecimento da escola pública de educação por meio do trabalho voluntário e da ação solidária. Os trabalhos desempenhados neste projeto contam com a ajuda de alunos, professores, funcionários das unidades escolares, pais ou responsáveis, pessoas da comunidade onde a instituição está inserida, empresas e instituições.
Entre as atividades do Amigos da Escola estão a contribuição para a melhoria da educação e condições das escolas e Centros de Educação Infantil, os CEIs, e a participação das ações da direção, professores e funcionários. A educação, em seus aspectos sociais e pedagógicos, pode ser trabalhada também em atividades como o estímulo à leitura, artes, esportes, festividades, comemorações, saúde e qualidade de vida, realização de pequenas reformas e adaptações, pinturas, doação de materiais, atividades de embelezamento e jardinagem e mutirões de limpeza.
Em Xaxim, o projeto está em andamento com os CEIs. Já foi contabilizado o número de pais voluntários, que varia de acordo com a realidade de cada instituição. Os trabalhos do Amigos da Escola começaram em julho com os Centros de Educação Infantil Prosperina Folle e Recanto Encantado. No CEI Prosperina Folle estão agendadas para os dias 15 e 16 de julho, sábado e domingo, pequenas reformas e a pintura do prédio. No CEI Recanto Encantado, a Diplomata S.A. Industrial e Comercial, situada no centro de Xaxim, em frente à instituição, se disponibilizou a pintar e a reformar o prédio. Parte dos alunos do Recanto Encantado são filhos dos funcionários da Diplomata. O prédio em que o CEI se encontra pertence à empresa. As atividades no Recanto Encantado estão quase no fim e de acordo com a direção e os funcionários foi um sucesso.
Para José Pinha, voluntário e incentivador do Amigos da Escola, no CEI Prosperina Folle, onde tem as duas filhas estudando, o projeto serve como motivação para os pais vestirem a camisa e não só esperarem pelo poder público. “Sabe-se que a escola é a segunda casa da criança”, enfatiza Pinha.
Este projeto, após ser realizado nos CEIs, será estendido para as escolas da rede municipal. Segundo a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, o Amigos da Escola é importante porque os pais participam, estão mais presentes nas escolas, além de poderem ajudar em pequenos trabalhos, que refletem positivamente na educação das crianças. “A parceria entre o poder público, as empresas e os pais está contribuindo para alguns trabalhos, que isolados, são praticamente impossíveis de serem realizados”, afirma Iraci.
Para ser voluntário, o mais importante é saber quais são as necessidades da escola ou do CEI em questão. Independente da atividade necessita estar de acordo com o projeto político-pedagógico da unidade escolar, contar com a aprovação da comunidade escolar, além de ser coordenada, para que não prejudique as atividades regulares. Em geral, elas são realizadas nos fins de semana. Os interessados em participar do Amigos da Escola devem procurar a Secretaria de Educação do município ou alguma instituição escolar.
A comunidade demonstra apoio ao projeto Amigos da Escola

Crédito fotos: Priscila Maboni/SME Xaxim
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com