9 de junho de 2006

Escolas municipais de Xaxim terão lanche complemento

A Prefeitura de Xaxim irá participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este programa visa o incentivo da produção de alimentos pela agricultura familiar e permite a compra de produtos até o limite de R$ 2.500 por agricultor/ano. Participam do PAA os agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
Os preços dos produtos da agricultura familiar não podem ser maiores do que os praticados nos mercados regionais. Os valores são fixados pelo grupo gestor do PAA ou pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A distribuição dos alimentos é feita na merenda escolar de crianças, em hospitais e entidades beneficentes.
Em Xaxim, estes alimentos serão levados às escolas municipais para o lanche complemento, mais uma refeição diária na alimentação dos alunos. A refeição será disponibilizada inicialmente na Escola Básica Municipal Cecília Meireles, do bairro Primavera, e para a Escola Básica Municipal Santa Terezinha, do bairro Santa Terezinha.
O lanche complemento será servido a partir de segunda-feira, dia 12 de junho no período matutino, das 7h15 às 7h30, e no turno vespertino, das 17h15 às 17h30. Serão servidos alimentos como biscoitos integrais e doces, frutas da época, achocolatados, pães com geléias produzidas pelas próprias merendeiras, mel entre outros.
Com a introdução do lanche complemento, a intenção é a melhora do hábito alimentar dos alunos. Grande parte dos estudantes não costuma comer nos horários corretos, o que se reflete nos índices educacionais. Sabe-se que alunos mal alimentados não desenvolvem todo o potencial que possuem. Já os alunos bem alimentados têm rendimento escolar melhor do que os que não ingerem a quantia de alimento diária que o corpo necessita.
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com