26 de junho de 2006

Escolha do livro didático deste ano inclui História Regional

Em Xaxim a novidade foi recebida com ânimo pelos coordenadores de escola

O Governo Federal instituiu, em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, com o objetivo de alcançar uma educação de qualidade no Brasil. Neste ano acontecerá até o dia 30 de junho a escolha dos livros didáticos nas escolas de todo o País, de 1ª a 4ª série. Na rede pública municipal de Xaxim a escolha já aconteceu.
Durante o mês de maio os coordenadores pedagógicos das escolas, juntamente com os professores, realizaram a escolha dos livros, que as editoras enviam gratuitamente para análise. Em reunião com os coordenadores na Secretaria de Educação do município, foram definidas as primeira e segunda opções de cinco componentes curriculares, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências, para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a 1ª série, além destes, foi selecionado o livro de alfabetização, a cartilha. A novidade deste ano é a inclusão de um novo livro para as crianças de 3ª série, o de História Regional.
Diferentemente de todas as outras escolhas de livro didático, neste ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, determinou que fossem escolhidos exemplares de uma mesma coleção para todas as séries iniciais (1ª a 4ª séries).
Os livros de 2ª a 4ª séries são em versão não consumível. Os mesmos devem ser utilizados por três anos consecutivos. Já para a 1ª série, o aluno pode escrever no material e ficar com ele no fim do ano. No ano seguinte há reposição.
Nas escolas da rede municipal de ensino de Xaxim serão beneficiados 1176 alunos pelo programa do livro didático. O envio do material pelo FNDE é efetuado de acordo com o Censo Escolar de 2005, realizado por todas as escolas do País.
Crédito foto: Priscila Maboni/SME Xaxim
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com