19 de junho de 2006

Avaliação nutricional nos CEIs traz bons resultados

Anualmente são realizadas avaliações nutricionais com as crianças que freqüentam os Centros de Educação Infantil, CEIs, de Xaxim. Este acompanhamento é feito pela nutricionista Margareth Tribess, responsável técnica pela merenda das instituições escolares do município, e tem como propósito verificar o crescimento e desenvolvimento das crianças, além de detectar possíveis alterações físicas.
Após as avaliações, os resultados são repassados aos pais dos alunos dos CEIs. Quando necessário, são distribuídas requisições para exames laboratoriais para crianças que apresentam baixo peso, além de medicação, dada pelos pais e pelos CEIs. Outra providência tomada quando verificados problemas no peso é a mudança na alimentação das crianças obesas, na própria instituição, e educação nutricional, acompanhada pela família.
O levantamento aponta o número de crianças com peso adequado, obesas, risco de obesidade, desnutrição e risco de desnutrição. A classificação foi realizada de acordo com o padrão de referência do National Center for Health Statistics, NCHS, Organização Mundial da Saúde, para peso/idade e peso/estatura.
Somando-se os cinco CEIs, Recanto Encantado, Prosperina Folle, Rosa Zambenedetti, Maria Lunedo e Vírginia Riboli, são 334 crianças. Foi constatado, de acordo com o peso/estatura, 77, 5% com o peso adequado, o que equivale a 259 crianças. Do total, 24 crianças são obesas, representando 7,2%. Com risco de obesidade, o número sobe de 24 para 36, o que corresponde a 10,8%. Ainda, de acordo com o peso/estatura, 3,3% das crianças apresentam risco de desnutrição, o que corresponde a um total de 11 crianças. Somente quatro crianças, 1,2%, possuem algum nível de desnutrição, sendo todas elas o nível leve.
Para a nutricionista Margareth Tribess, o resultado da avaliação foi positivo, embora o número de crianças com sobrepeso tenha sido elevado. “Vamos trabalhar para que na próxima avaliação estes índices sejam menores”, afirma. A avaliação foi realizada no mês passado. A próxima será no início de agosto.
...
Resultados da avaliação nutricional dos CEIS, com relação ao peso/estatura:
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com