6 de julho de 2006

Festas de São João das escolas e CEIs de Xaxim fazem sucesso

As escolas e Centros de Educação Infantis, os CEIs, da rede municipal de ensino de Xaxim promovem todo ano as festas juninas e julinas. Com apresentações de danças pelos alunos, que são ensaiados em conjunto com os professores, as escolas abrem suas portas para o público. Em geral, as festas dos CEIs são reservadas às crianças que ali estudam e às famílias.
Além das danças e das brincadeiras há atrativos gastronômicos, como pinhão, pipoca, cachorro quente, amendoim, pastel, refrigerante e o já tradicional quentão de laranja. Há alguns anos era vendida a bebida feita de vinho. Porém, em Xaxim, devido à determinação do juizado, foi proibida. Esta é uma medida protecionista contra o alcoolismo.
A festa de São João da E.B.M Dom Bosco lotou o salão de festas do Bairro Alvorada
Na Escola Básica Municipal Dom Bosco a festa ocorreu em junho. Participaram aproximadamente 2.000 pessoas. O lucro da festa será revertido para reformas no prédio da instituição. De acordo com a diretora da escola, Idianes Maioli, as festas como a de São João são bastante significativas para as escolas, pois são momentos de confraternização. “Na nossa festa as famílias estão presentes não só no evento, mas também na organização e é isso que faz a diferença. A festa foi um sucesso”, afirma.
A festa da Escola Básica Municipal Cecília Meireles teve também participação do grupo da terceira idade do Bairro Primavera durante as apresentações. A diretora, Marinez Baggio, ficou bastante feliz com a arrecadação da festa, realizada na própria escola este ano. Houve bastantes doações para a festa e também ajuda para os preparativos. A comunidade, os professores e os alunos se empenharam do início ao fim.

Grupo da terceira idade mostra, dançando, que idade não é limite para nada

A festa do Centro de Educação Infantil Rosa Zambenedetti foi somente com as crianças, com danças e comidas típicas, e se estendeu durante todo o dia em que foi realizada. No Centro de Educação Infantil Maria Lunedo Batistela, segundo a diretora, Suzana Cuprinski, houve o casamento caipira e as crianças se divertiram bastante com a continuidade da festa, que teve também comidas típicas e música.
Crianças e professoras dançam juntas na festa do CEI Maria Lunedo
Após as festas de São João das escolas e dos CEIs é a vez da festa julina do município. No dia 7 de julho, sexta-feira, na Praça Frei Bruno, localizada no centro da cidade, com início às 18h, haverá comida e bebida típicas, música e apresentações artísticas. A pipoca será gratuita. A festa é promovida pela Secretaria de Educação de Xaxim, Casa da Cultura, Departamento de Turismo e CEACA. A entrada é franca.

Crédito fotos:
CEI Maria Lunedo Batistela: Suzana Cuprinski
EBM Cecília Meireles: Priscila Maboni/SME Xaxim
EBM Dom Bosco: Duda fotos
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com