19 de julho de 2006

Mais de 200 profissionais são capacitados em Xaxim

O terceiro dia das capacitações para as pessoas envolvidas com educação da rede municipal de ensino de Xaxim contou com mais de 200 profissionais. As palestras são promovidas pela Secretaria de Educação de Xaxim e o Ministério da Educação, o MEC, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, o FNDE, com a Unoesc, campus Xanxerê. Hoje (19/07) houve a participação de três grupos diferentes. O primeiro, os professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretárias, bolsistas e bibliotecárias, tiveram a capacitação com a professora Teresa Machado da Silva Dill, que trabalhou o tema ensino com pesquisa. No segundo grupo, o das merendeiras, a nutricionista da Secretaria de Educação de Xanxerê e professora Karla Filappi, falou sobre saúde, higiene, valor nutritivo, aproveitamento e acondicionamento dos alimentos. No terceiro grupo, sobre segurança no trabalho e conhecimento da escola, os vigias, serventes e responsáveis pela manutenção das escolas foram capacitados por João Carlos Figueira.
Sobre o ensino com pesquisa, Teresa Machado da Silva Dill afirmou que a sociedade não permite mais a reprodução do conhecimento historicamente produzido, mas exige que se busquem outras perspectivas que dêem conta de lidar com as incertezas, imprevisibilidades e os problemas da sociedade atual.
Teresa afirma que é necessário, antes de tudo, que se tenha interesse pelo estudo
As capacitações com Karla Filappi e João Carlos Figueira continuam amanhã. Com o grupo dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretárias, bolsistas e bibliotecárias será trabalhado outro tema, Educação e limites: o desenvolvimento da criança e do adolescente. O palestrante será Cleocimar Paludo.
As capacitações fazem parte das 360 horas de aperfeiçoamento para os profissionais da educação da rede municipal de ensino do município. Para amanhã, o cronograma é o seguinte:

20 de julho – quinta-feira
Tema: Educação e Limites: o desenvolvimento da criança e do adolescente
Palestrante: Cleocimar Paludo
Local: Escola Básica Municipal Dom Bosco
Público alvo: professores, coordenadores, diretores, secretárias, bolsistas, bibliotecárias.

20 de julho – quinta-feira
Tema: Saúde, valor nutritivo, acondicionamento e aproveitamento dos alimentos e higiene Palestrante: Karla Filappi
Local: Escola Básica Municipal Dom Bosco
Público alvo: merendeiras de todas as escolas e CEIs.

20 de julho – quinta-feira
Tema: Segurança no trabalho e conhecimento da escola
Palestrante: João Carlos Figueira
Local: Escola Básica Municipal Dom Bosco
Público alvo: vigias e serviços gerais de todas as escolas e CEIs

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com