17 de julho de 2006

Xaxim realiza o Projeto Amigos da Escola em mais uma instituição de ensino

O CEI Prosperina Folle é o segundo local em que o projeto é posto em prática

Neste fim de semana o Centro de Educação Infantil Prosperina Folle, instituição escolar coordenada pela Secretaria de Educação de Xaxim, realizou atividades com o Projeto Amigos da Escola, criado pela Rede Globo. O principal objetivo do Amigos da Escola é contribuir para o fortalecimento da escola pública de educação por meio do trabalho voluntário e da ação solidária.
Os trabalhos no CEI Recanto Encantado duraram três dias. As atividades começaram na sexta-feira, dia 14 de julho, e se estenderam para o sábado, dia 15, e 16, domingo. Participaram 35 pessoas entre direção, professores e funcionários do CEI, pais ou responsáveis das crianças que freqüentam a instituição e comunidade. O prédio recebeu pintura na parte interna, reformas em móveis antigos e um mutirão de limpeza.
Os trabalhos desempenhados neste projeto, além de contarem com os profissionais envolvidos com a educação, têm a ajuda de pessoas da comunidade onde a instituição está inserida, empresas e instituições. Por enquanto foram recebidas da Estofaria Oeste a doação da reforma dos sofás e do Rotary Club, clube de serviço de Xaxim, novas torneiras para os banheiros das crianças. Há, ainda, mais materiais a serem recebidos de outras instituições.
Para os próximos fins de semana está prevista a pintura da parte externa do prédio. Para a diretora do CEI Prosperina Folle, Clesi Brandielli, as pessoas que participaram do Projeto gostaram de poder ajudar, pois as atividades permitiram maior aproximação das famílias com o ambiente escolar. “Elas se sentiram felizes em poder participar desta ação comunitária. Além disso, as crianças também gostaram, pois perceberam a diferença no local onde estudam, além de terem visto o trabalho desempenhado pelos seus pais”, afirma Clesi. O trabalho foi tão proveitoso que os pais planejam realizar um jantar e angariar fundos para que os trabalhos possam continuar e, conseqüentemente, mais reformas serem realizadas.
Em Xaxim, o Amigos da Escola teve início no começo de julho com o Centro de Educação Infantil Recanto Encantado. No CEI Recanto Encantado, a Diplomata S.A. Industrial e Comercial, situada no centro de Xaxim, em frente à instituição, se disponibilizou a pintar e a reformar o prédio. Parte dos alunos do Recanto Encantado são filhos dos funcionários da Diplomata. O prédio em que o CEI se encontra pertence à empresa. As atividades no Recanto Encantado, de acordo com a direção e os funcionários, foi um sucesso.
Este projeto, após ser realizado nos CEIs, será estendido para as escolas da rede municipal. Segundo a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, as escolas já começaram a contabilizar o número de pais voluntários. Os trabalhos começarão ainda neste mês.





Créditos fotos: Clesi Brandielli/CEI Prosperina Folle
Gloria Pierezan/SME Xaxim


Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com