20 de julho de 2006

Semestre termina com capacitações para os profissionais de educação em Xaxim

A Secretaria de Educação de Xaxim termina o semestre escolar com capacitações para os profissionais de educação do município. Hoje (20/07), houve palestras para quatro grupos. Os três primeiros trabalharam na Escola Básica Municipal Dom Bosco. O primeiro teve a participação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretárias, bolsistas e bibliotecárias. Para este grupo a temática foi “educar para a vida, educar com vida”, desenvolvida pela pedagoga e professora da Unoesc Xanxerê, Luciana Balbinot Paludo.
No segundo grupo, o das merendeiras, a nutricionista da Secretaria de Educação de Xanxerê e professora Karla Filappi, falou sobre “saúde, higiene, valor nutritivo, aproveitamento e acondicionamento dos alimentos”. No terceiro grupo, sobre “segurança no trabalho e conhecimento da escola”, os vigias, serventes e responsáveis pela manutenção das escolas foram capacitados pelo técnico em segurança do trabalho João Carlos Figueira. Estes dois grupos tiveram, hoje, a continuação do trabalho começado ontem.
O quarto grupo, o das professoras, bolsistas e diretoras dos Centros de Educação Infantil, os CEIs, teve uma “oficina teatral”, no Clube Xaxinense, desenvolvida pela professora da Casa da Cultura de Seara, Leila Cosmann.
Entre os quatro grupos, somaram-se mais de 200 profissionais. As capacitações fazem parte das 360 horas de aperfeiçoamento para os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Xaxim. Esta é uma das medidas adotadas pela Secretaria de Educação de Xaxim para que os alunos tenham melhor rendimento, já que as pessoas envolvidas com educação estão cada vez mais capacitadas para o trabalho que desenvolvem.
A pedagoga Luciana Balbinot Paludo, que teve como temática os “limites para as crianças e adolescentes”, afirma que o assunto abordado com os profissionais não é levado somente para a sala de aula, mas também para a vida.

A professora da Casa da Cultura de Seara, Leila Cosmann, ao falar sobre a importância da oficina teatral acentuou o fato de os professores serem fomentadores. “São eles que fazem as transformações chegarem até o aluno”, analisa.

A nutricionista Karla Filappi afirma que há que se prestar atenção especial à falta de aproveitamento dos alimentos, pois grande parte é jogada fora. “Pretende-se que as merendeiras tenham noção da importância do trabalho que realizam”, explicou Karla.


Para João Carlos Figueira, que trabalhou com os vigias, serventes e responsáveis pela manutenção das escolas, a intenção da sua palestra foi fazer com que estas pessoas pudessem se inteirar mais das atividades nas escolas. “Há outras formas deles mesmos verem seu trabalho”, concluiu Figueira.


Crédito fotos: Priscila Maboni/SME Xaxim
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com