7 de setembro de 2006

Desfiles de sete de setembro em Xaxim são prestigiados por 8 mil pessoas

O desfile cívico de sete de setembro em Xaxim teve participação de entidades, grupos e escolas, totalizando 22 apresentações. A abertura oficial foi realizada com a chegada à Praça Frei Bruno do fogo simbólico, trazido pelos atletas do Departamento Municipal de Esportes.
Mais de 8 mil pessoas assistiram aos desfiles, ocorridos na Avenida Plínio Arlindo de Nês. Em pouco mais de uma hora e meia, temas como inclusão, paz e cidadania foram apresentados ao público.

A Escola Especial Marlene Stieven desfilou com o tema "Acessibilidade: um caminho para a inclusão"

Os participantes demonstraram seu amor à Pátria de maneiras diversas. Alguns levavam faixas, outros faziam evoluções. O evento teve como acompanhamento a banda municipal, com 40 integrantes, ensaiados pela Casa da Cultura.

A banda municipal fez o toque de hasteamento das bandeiras

O primeiro grupo a desfilar foram crianças e funcionários dos Centros de Educação Infantil do município

O fechamento do desfile foi realizado pelo Projeto de Colonização da Linha Limeira, convidado especial, que mostrou temas e objetos de sua colonização. A história da Linha Limeira se mistura, em muitos aspectos, com a de Xaxim. Com cerca de 20 tratores, tendo em cada um objeto diferente usado no início da construção do povoamento, as 44 famílias da Linha Limeira encenaram o árduo trabalho que tiveram.

A Linha Limeira fechou o desfile contando a história da colonização

As comemorações aos 184 anos da Independência do Brasil continuam à tarde em Xaxim. Haverá uma mateada, promovida pela Prefeitura e a Rádio Vanguarda FM, de Xaxim. A entrada é franca. Pela manhã, houve transmissão ao vivo pela Rádio Cultura AM.
A Semana da Pátria e o desfile de hoje (07/09) foram organizados pela Secretaria de Educação. A Semana da Pátria também teve programação especial na cidade. Do dia 01 ao dia 07 de setembro foram realizadas horas cívicas com as escolas municipais, estaduais, particulares, especiais e de ensino superior e entidades do município. Foram apresentados números artísticos em comemoração à Independência e sobre o orgulho de ser cidadão do Brasil.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com