20 de agosto de 2006

V Fórum Regional em Educação teve participação de mais de 500 profissionais

Nesta sexta-feira (18/08), Xaxim foi sede do V Fórum Regional em Educação. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação de Xaxim, e teve credenciamento de oito horas. O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas. Estiveram presentes profissionais da educação de Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Nova Itaberaba, Ponte Serrada, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.
Pela manhã houve palestra com a pedagoga e mestre em educação Maria Augusta Sanches Rossini, que tratou do tema “Pedagogia afetiva”. A pedagogia afetiva tem como um dos principais objetivos fazer com que se alcance equilíbrio entre a razão e a emoção. Foi realizado, também, o lançamento do livro Alfabeto corporal, no qual é mostrado o significado das letras que compõe o nome de cada pessoa. Para a palestrante, as letras podem mostrar aspectos da identidade.
À tarde foi trabalhado o tema “O lúdico como metodologia de aprendizagem”, com o mestre em educação Fabián Mariotti. O lúdico é uma ferramenta importante porque facilita a aprendizagem e permite que a criatividade aflore. O jogo está vinculado ao prazer de aprender, levando, assim, a criança a assumir responsabilidades.
Os certificados dos cursistas serão enviados para as secretarias de educação dos municípios participantes.
As fotografias da palestra ocorrida à tarde estarão disponíeveis em breve.
Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com