24 de agosto de 2006

Dia dos pais integra calendário das instituições de ensino em Xaxim

Durante agosto, as escolas e CEIs da rede municipal de educação de Xaxim, realizaram homenagens e atividades referentes aos dia dos pais. Assim como o ocorrido com o dia das mães, em maio, os pais tiveram um dia só para eles no calendário das instituições de ensino.
Entre as atividades realizadas estão torneios de futebol, confraternizações, um almoço e um coquetel, homenagens, um show, palestras e brincadeiras. As datas destes eventos foram marcadas conforme a disponibilidade de cada escola.
Ao que tudo indica, o dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães. Ambas as idéias foram criar datas para fortalecer os laços familiares. Há uma história que conta que em 1909, em Washington, Estados Unidos, uma filha de um veterano da guerra civil, Sonora Dodd, decidiu criar o dia dos pais após ter ouvido uma homenagem ao dia das mães. Seu pai teve que criar seis crianças sozinho, após a morte da mãe delas, ao dar à luz ao sexto filho.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, pedindo auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade, para criar um dia de comemoração. O primeiro dia dos pais norte-americano foi celebrado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Mais tarde, o dia dos pais tornou-se nacional. No Brasil, a idéia de se comemorar este dia surgiu com o publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primerira vez em 14 de agosto de 1953. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da época comemorada pelos americanos e europeus.

E.B.M. Ari Lunardi teve futebol, que promoveu integração de escola, pais, e filhos

Fonte de pesquisa: www.portaldafamilia.org
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com