18 de setembro de 2006

Escola Básica Municipal Dom Bosco vence a final dos Jogos Escolares de Santa Catarina

Do dia 2 a 8 de setembro aconteceu em Curitibanos a etapa Planalto Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina, os JESC. A Escola Básica Municipal Dom Bosco participou da competição com um time de basquetebol feminino, composto por aulas de 6ª, 7ª e 8ª séries.
Acompanhadas pelos professores Ivan Attolini, da Secretaria de Esportes, e por uma das professoras de Educação Física da escola, Emanuele Affolter, a equipe de Xaxim venceu e garantiu a vaga para os Jogos Estudantis Brasileiros, o JEB. A equipe ganhou de Jaraguá do Sul, com um placar de 39 a 33.
Com a vitória nos JESC, o time irá para Poços de Caldas, Minas Gerais, para disputar o JEB, representando o município e o estado de Santa Catarina.
As atletas que participaram do time da Escola Básica Municipal Dom Bosco foram: Jaqueline Fonini, Taís Ostroski, Meline Zaro, Caroline Pagnocelli, Valéria Moschetta, Karine Testa, Nicole Tomé, Talita Ficanha, Jéssica Galli, Julia Rech, Mayara Dagort e Gisele Zoletti.
Escola incentiva o estudo com viagens
A escola, além de incentivar o esporte, também promove viagens de estudo, como a realizada no fim de agosto, com as turmas das oitavas séries. Acompanhados pelas professoras de História, Valdirene Chitolina e Silvia Koloske, e da coordenadora pedagógica Irma Ogliari, os alunos puderam ver mais sobre o tema Contestado.

Lugares como o Museu Histórico, o Parque Temático, os locais de combate da guerra, o cemitério e a trilha percorrida pelos guerrilheiros, estiveram na rota da viagem. Com objetivo de se conhecer mais profundamente a história, também foi incluída uma palestra com Vicente Teles, um dos historiadores mais admiráveis sobre a Guerra do Contestado.

Crédito fotos: E.B.M. Dom Bosco
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com