29 de novembro de 2006

Casa Familiar Rural de Xaxim terá Ensino Médio Profissionalizante em 2007

A Casa Familiar Rural de Xaxim, instituição voltada para a educação de jovens para a agricultura familiar, em 2007 terá Ensino Médio Profissionalizante. Esta será a primeira escola do município, em parceria com a Prefeitura de Xaxim e Secretaria de Educação, a ter Ensino Médio na cidade.
Hoje, a Casa Familiar conta com 35 alunos, vindos de 24 comunidades do interior, filhos de agricultores do município. Esta é a única escola do município que está voltada para a agricultura familiar. Com estatuto próprio, dirigida por uma associação de pais e alunos, a Casa Familiar Rural é mantida pela Prefeitura Municipal de Xaxim, tendo como parceiros a Secretaria Estadual de Educação, o CEJA, de Xanxerê e a ARCAFAR SUL, com sede em Barracão, no Paraná.
O principal objetivo desta instituição é promover a educação agrícola, voltada à formação integral do jovem e das suas famílias, através da aproximação de pais e filhos pelas atividades da escola e pelos projetos que os alunos desenvolvem. Visa-se, também, a redução do êxodo rural e a satisfação do jovem na agricultura. São ensinadas técnicas para serem aplicadas nas propriedades, aliadas ao curso do Ensino Fundamental. A parte prática é de duas semanas, quando os jovens agricultores aplicam em sua propriedade os conhecimentos obtidos, com o acompanhamento por visitas feita pela equipe técnica da Casa Familiar.
A Casa Familiar Rural de Xaxim é responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, programa do Governo Federal que permite a compra de produtos dos agricultores familiares para complementação da Merenda Escolar do Município. Com este Programa estão sendo beneficiadas 21 instituições, municipais e estaduais, além dos agricultores familiares fornecedores. Além disso, a instituição também mantém o Programa Beija-flor, em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto CEPA, EPAGRI, CDI, Secretaria da Agricultura e ARCAFAR-SUL, com cinco microcomputadores para serem usados pelos alunos e demais pessoas da comunidade, que não possuem acesso à informática. O Programa Beija-flor visa a inclusão digital.
O administrador da Casa Familiar Rural, Mauro Bertochi, afirma que há dois anos já se vem trabalhando para ser instituído o Ensino Médio na Casa Familiar. “No estado existem 23 instituições como a nossa. Nós somos privilegiados, pois somente três possuem Ensino Médio”, afirma Bertochi. Para ser abertas, as turmas necessitam de, no mínimo, 20 alunos. As inscrições estão abertas e não possuem custo, assim como não existe cobrança de mensalidade. Porém, o aluno necessita ser filho de agricultores do município.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com