21 de novembro de 2006

Sistema Próprio de Ensino é tema de seminário em Xaxim

Hoje pela manhã (21/11), os professores do Ensino Fundamental e os representantes da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Xaxim se reuniram na Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim para o seminário sobre o Sistema Próprio de Ensino. O encontro serviu para tirar dúvidas dos profissionais de educação e para que se pudesse ter um melhor entendimento deste Sistema.
Profissionais da educação sanaram dúvidas durante o seminário
O Sistema Próprio de Ensino prevê a desvinculação da educação da rede municipal do Conselho Estadual de Educação. Desde que tenha os suportes básicos, cada município está amparado por lei e pode criar um sistema próprio. A primeira parte foi a elaboração do pré-projeto. Depois, houve a leitura e discussão nas escolas envolvidas no processo. A terceira parte ocorreu hoje, com o seminário com o mestre e doutourado em educação, professor da Unoesc, campus Xanxerê, Elton Nardi.
Professor Elton expôs questões, inclusive sobre as leis, que regem a educação
Durante o seminário foram levantadas sugestões, que se possível, serão incorporadas ao projeto. O próximo passo é levá-lo para votação na Câmara Municipal de Vereadores. Com este sistema, segundo Nardi, haverá mais do que vantagens. A educação vai ganhar porque serão possíveis mudanças que estão de acordo com a realidade do município.
O sistema prevê responsabilidades administrativas da rede municipal de ensino, como a definição de políticas municipais de educação e estabelecimento de prioridades, estratégias e ações para cumprir seu compromisso legal. Assim, busca-se autonomia para o desenvolvimento do processo educativo.
Esta é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Xaxim na busca pela melhora na educação. A secretária de educação, Iraci Barrionuevo, afirma que para o ano que vem já estão sendo colocados em pauta outros planos e projetos. “Já existe o Conselho de Educação, o Sistema Próprio de Ensino já está em andamento, e para o próximo ano será discutido o Plano Municipal de Educação”, conta. No Plano Municipal de Educação serão dados ao município os rumos da educação municipal. Também, estarão inclusos mais responsabilidades, debates maiores sobre os temas da educação e ampliação do conhecimento para os profissionais desta área.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com