1 de abril de 2008

Alunos da rede municipal de ensino de Xaxim terão aulas de reforço escolar

As escolas municipais de Xaxim terão aulas de reforço escolar para alunos do Ensino Fundamental, de 1º e 2º ano e de 3ª a 8ª séries. O programa foi lançado nesta terça-feira (1/4) e terá início nas escolas nesta quarta-feira (2/4). O reforço escolar é um trabalho conduzido por professores especializados com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e/ou que não dominaram determinados conteúdos necessários à continuidade dos estudos.

As aulas de reforço escolar serão desenvolvidas com atividades de complementação ou suplementação curricular, com a utilização de recursos pedagógicos adequados. Serão atendidos cinco alunos, agrupados por afinidade, podendo chegar a 10 alunos por turma, no máximo. As aulas serão oferecidas no turno oposto ao que o aluno freqüenta as aulas regulares, duas vezes por semana, pelo período de uma hora.

A organização dos grupos de alunos atendidos no reforço escolar poderá ser de acordo com as necessidades das unidades escolares. O reforço escolar é uma ação que deve consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências culturais e sociais dos alunos e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida. O reforço escolar requer planejamento, definição de metas, escolha de alternativas e envolvimento dos interessados, que incluem não só a escola ou os professores, mas sim o próprio aluno e a família do estudante.

Além de superar dificuldades, consolidar e ampliar conhecimentos, o reforço escolar deverá desenvolver o gosto e a alegria em aprender. Além disso, criar hábitos de estudo, autonomia e responsabilidade, produzindo um impacto positivo na vida escolar dos alunos.

Pais, professores e alunos estão inseridos no programa

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br