18 de março de 2008

Escolas e CEIMs de Xaxim terão cardápio de outono

Nesta semana, as merendeiras das escolas e centros de educação infantis municipal de Xaxim tiveram a primeira capacitação do ano com a nutricionista da secretaria de Educação, Margareth Tribess. Entre os principais temas abordados, foram relacionadas boas práticas de manipulação de alimentos, higienização da geladeira e do fogão, armazenamento correto dos alimentos, incluindo a higienização de hortaliças com hipoclorito e higiene pessoal.

Na capacitação, ainda foram trabalhadas a padronização das preparações e das porções servidas aos alunos e sobre a rigorosidade do cardápio. Foi realizada a apresentação de novo cardápio de outono a escolas e creches e realizado teste com novas preparações, para inserção no novo cardápio. Foram preparados bolo integral de beterraba com laranja e bolo integral de feijão. O bolo de beterraba com laranja é rico em vitaminas do complexo B e C, além de ter sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O bolo integral de feijão é rico em proteína vegetal e ferro.

Este treinamento faz parte da capacitação continuada aos profissionais responsáveis em produzir uma refeição saudável em escolas e CEIMs. De acordo com Margareth, “é essencial introduzir na alimentação escolar todos os nutrientes necessários para que o aluno se desenvolva com saúde”.

O novo cardápio será servido a partir do dia 24 de março


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br