26 de fevereiro de 2008

Escolas e CEIMs de Xaxim têm merenda diferenciada

Os alunos das escolas municipais de Xaxim recebem alimentação saudável e equilibrada, de acordo com a estação. Este é um dos diferenciais oferecidos aos alunos. Além disso, é realizado acompanhamento nutricional, com controle de peso e altura. Ainda, as merendeiras são constantemente capacitadas, o que contribui para melhorar a qualidade e a diversidade dos alimentos oferecidos.

Em 2008, a avaliação nutricional nas escolas vai continuar. Este é o quinto ano consecutivo que esta atividade é realizada. Xaxim é uma das poucas cidades da região Oeste de Santa Catarina a oferecer este serviço. A última análise feita em 2007, pela nutricionista da secretaria de Educação, Margareth Tribess, foi nos CEIMs.

Os critérios para avaliação incluem a nova curva de crescimento, aprovada pelo Ministério da Saúde de 2006, considerando peso, estatura e idade. A última análise, de 2007, contou com a participação de 461 crianças, na idade entre cinco meses a cinco anos. Nesta avaliação, os resultados apresentaram uma melhora no índice de eutrofia, ou adequação de peso, atingindo 90% das crianças. Na primeira avaliação do ano o índice era de 84,5%. Na classificação de peso elevado obteve-se 7,6%, baixo peso 2,2% e desnutrição somente uma criança.

De acordo com a nutricionista Margareth, no decorrer de cada ano é possível melhorar o desenvolvimento nutricional das crianças que freqüentam os centros de educação infantil. “Existe uma prova concreta de que as avaliações trazem benefícios. Crianças bem alimentadas aprendem mais”, completa Margareth.


Avaliação nutricional é realizada nas escolas e CEIMs de Xaxim


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br