1 de fevereiro de 2008

Encontro reúne mais de 200 profissionais de educação em Xaxim

As aulas na rede municipal de ensino de Xaxim só iniciam no dia 11 de fevereiro. Porém, os profissionais de educação do município já estão trabalhando e recebendo capacitações. Todo este preparo se dá devido à inclusão de um novo projeto nas escolas, que envolverá alunos, pais, professores e a comunidade em geral. Trata-se do Projeto Virtudes, trazido da parceria do Sistema de Ensino Bom Jesus, de Curitiba, com a administração municipal de Xaxim, com as escolas da rede municipal.
O Projeto Virtudes tem como objetivo desenvolver na comunidade escolar as virtudes que permitam alcançar uma consciência pessoal madura. Será trabalhado de Educação Infantil a 8ª série, no total nove virtudes, sendo elas: amizade, gratidão, união, fraternidade, confiança, sabedoria, solidariedade, diálogo e disciplina.
Nesta sexta-feira, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários, professores, merendeiras e serviços gerais participaram da palestra sobre o Projeto Virtudes, ministrada por Frei Claudino, do Sistema de Ensino Bom Jesus, de Curitiba. Participaram também profissionais da rede estadual de ensino e profissionais que não estão trabalhando ainda neste ano. De acordo com Frei Claudino, o Projeto visa sensibilizar o aluno para a ação da cidadania, multiplicando virtudes como a responsabilidade, a solidariedade, a humildade, o respeito às diferenças. “Pensamos nisso porque acreditamos que o mundo é uma gigante sala de aula” e desta forma podemos recriar estes princípios no espaço onde vivemos.
A secretaria de Educação do município afirma que a implantação deste projeto buscar resgatar as virtudes muitas vezes esquecidas pelos alunos, pais e professores, que permeiam a realidade escolar e que interferem, também, na sociedade. Este Projeto tem entre as metas, ainda, que a qualidade de vida das pessoas melhore, porque é necessário viver a vida bem e não só planeja-la.
A administração municipal, através do prefeito, Lírio Dagort, e do vice-prefeito, Gilson Vicenzi, tem apoiado e incentivado as ações educacionais no município, porque acreditam que uma sociedade se desenvolve melhor com uma educação de qualidade.



Mais de 200 profissionais participaram do encontro


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br