18 de dezembro de 2007

Xaxim recebe capacitação sobre o Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é um instrumento da política educacional que estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino, para formação e valorização do magistério e para o financiamento e a gestão da educação, por um período de 10 anos. A sua principal finalidade é orientar as ações do poder público nas três esferas de governo (União/Estado/Município), quanto ao direcionamento da política educacional do país.

Nesta terça-feira (18/12), os professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Xaxim, APPs das escolas, sociedade civil, administração pública e secretaria de Educação de Xaxim esteve reunida com o professor da Unoesc de Xanxerê, Elton Nardi, para capacitação para a elaboração do Plano Municipal de Educação de Xaxim. O Plano Municipal de Educação deve ser dirigido pela secretaria municipal de educação de cada município, com a participação de toda a sociedade, pois como afirma Elton Nardi, o plano é para toda a sociedade do município em questão. Para isso, se faz necessário conhecer qual a realidade educacional da cidade.

A secretária de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, afirma que a elaboração do PME deve transcender administrações. “Deve ser elaborado pela comunidade para que no futuro a mesma possa cobrar as metas traçadas, independente de quem esteja no poder”, finaliza.

A administração municipal, através do prefeito, Lírio Dagort, e do vice-prefeito, Gilson Vicenzi, tem apoiado e incentivado as ações educacionais no município, porque acredita que uma sociedade se desenvolve melhor com uma educação de qualidade.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro

Crédito foto: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail:
imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br