27 de março de 2008

Projeto Virtudes mobiliza Xaxim

O Projeto Virtudes, da secretaria de Educação de Xaxim, está sendo realizado nas escolas municipais e envolve alunos, pais, professores e a comunidade em geral. Este projeto foi trazido da parceria do Sistema de Ensino Bom Jesus, de Curitiba, com a administração municipal de Xaxim, para as escolas da rede municipal do município.

Porém, as escolas estaduais de Xaxim também estão aderindo a esta novidade e muitas delas têm convidado a coordenadora do projeto, irmã Marilene Persch, para realizar palestras. Como exemplo disso, a Escola de Ensino Fundamental Diadema. Durante uma reunião com pais, pessoas do Distrito de Vila Diadema puderam saber um pouco mais sobre como funciona este Projeto. “As escolas agora têm um novo brilho, um novo vigor”, relata irmã Marilene.

O Projeto Virtudes tem como objetivo desenvolver na comunidade escolar as virtudes que permitam alcançar uma consciência pessoal madura. Está sendo trabalhado de Educação Infantil a 8ª série, no total nove virtudes, sendo elas: amizade, gratidão, união, fraternidade, confiança, sabedoria, solidariedade, diálogo e disciplina.

Além disso, são trabalhadas, em sala de aula, datas comemorativas com o intuito de sensibilizar as pessoas para a ação da cidadania, multiplicando virtudes como a responsabilidade, a solidariedade, a humildade, o respeito às diferenças. Cada escola adapta os temas de acordo com a sua realidade.

Com a comunidade, assuntos como a reciclagem de lixo e de materiais, também são realizados de forma prática. Nos próximos dias, em conjunto com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, serão recolhidas pilhas, baterias e lâmpadas, e dado o destino certo para estes materiais. Com isso, toda a comunidade xaxinense poderá participar. Estes materiais serão recolhidos nas escolas e cada cidadão poderá depositar pilhas, baterias velhas e lâmpadas queimadas nos locais de coleta.



Pais, professores, alunos e comunidade estão inseridos no Projeto


Logomarca criada pela coordenadora do projeto Virtudes, irmã Marilene Persch



Créditos fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br