28 de maio de 2008

Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim lança projeto “Construindo o sucesso escolar de seu filho”

Na manhã desta quarta-feira (28/5) a secretaria de Educação e Cultura de Xaxim lançou o projeto “Construindo o sucesso escolar de seu filho”. Estiveram presentes na reunião de lançamento a equipe diretiva das escolas, secretarias e departamentos municipais que trabalham com crianças e adolescentes em idade escolar.
O novo projeto tem como objetivo sensibilizar os pais sobre a importância da educação dos filhos, mobilizando-os para ações concretas e de parceria com a escola. Além disso, através do projeto, pretende-se oferecer formação continuada aos pais, através de encontros e reuniões, garantindo acesso às informações para ajudar na condução da vida escolar dos filhos. Ainda, oferecer aos pais contribuição ativa no processo de ensino-aprendizagem e possibilitar fortalecimento de vínculos familiares e afetivos entre educadores, pais e filhos.
Serão realizadas palestras nas escolas, nos três turnos, para que haja presença do maior número de pessoas possível nos encontros, que contribuirá na divulgação e maior participação dos interessados. Através do Projeto Virtudes, que já está sendo realizado nas escolas, com alunos, professores, funcionários e comunidade, também será trabalhado o projeto “Construindo o sucesso escolar de seu filho”. Com isso, pretende-se incentivar a participação dos pais.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, é através da parceria entre escola e família que se chega a bons resultados. “É necessário que haja envolvimento no processo de educação das crianças e adolescentes, que vai além da escola”, finaliza a secretária.




Projeto objetiva maior participação da família na educação

Projeto “Construindo o sucesso escolar de seu filho”

Dicas para ajudar seu filho na escola:


- Reconheça que a principal esfera da educação de seu filho nos aspectos afetivos, morais e de hábitos e atitudes é a da família;
- Crie uma rotina de estudo com seu filho;
- Verifique a tarefa escolar de seu filho todos os dias. Faça isso desde a infância e mantenha esse costume até quando puder.
- Estudar e brincar são duas ações importantes, mas é preciso ajudar o seu filho a dividir o tempo dele.
- Dê o exemplo: enquanto seu filho estiver fazendo suas tarefas escolares, use esse tempo para ler/escrever;
- Elogiar e estimular os avanços de seu filho é uma ótima maneira de demonstrar seu interesse pelos estudos dele.
- Beijar e abraçar seu filho quando este for para a escola, e recebê-lo sempre de braços abertos. - - Diga para seu filho o quanto ele é importante para você.
- Dialogue com seu filho como foi o dia na escola. Interessar-se pelo que seus filhos pensam, além de não custar nada, traz benefícios.
- Conte-lhes histórias da família.
- Conversar com os professores a participar das reuniões da escola é encontrar aliados para o sucesso escolar de seu filho.
- Envolver os filhos na organização da casa torna-os mais responsáveis.
- Conhecer e atrair os amigos de seu filho é um bom começo para organizar grupos de estudo e tornar a aprendizagem dele mais interessante.
- Seja cuidadoso, pois suas atitudes em relação à escola afetam diretamente seu filho muito mais do que você pensa. Não se posicione a favor de seu filho ou da escola antes de conhecer os dois lados da questão.
- Não ameaçar nem amedrontar e jamais bater no seu filho porque o rendimento escolar não anda bem. Apoiá-lo e ajudá-lo nas dificuldades é a melhor solução.
- Para melhor disciplinar, fale com suavidade. Se você falar em tom normal de voz, mesmo quando estiver muito irritado, você ajudará seu filho a ver como controlar a irritação de modo adequado. Não grite com seu filho, assim eles aprenderão a não gritar com os outros ou com você.
- Seu filho precisa de você agora, depois pode ser tarde demais.
- Hoje você é pai/mãe, é a força que movimenta o mundo; amanhã será seu filho. Como você está preparando-o?


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br