13 de setembro de 2007

Encerrada a etapa de educação nutricional nas escolas municipais de Xaxim

O poder público municipal de Xaxim, através da Secretaria de Educação, realiza avaliação nutricional com as crianças das escolas e centros de educação infantis municipais. Estas avaliações ocorrem várias vezes no ano e consideram peso, estatura e idade. Além disso, os alunos das escolas municipais recebem orientações nutricionais com a nutricionista da prefeitura, Margareth Tribess. A orientação visa fazer com pais e alunos, com a ajuda da escola, prestem atenção maior no tipo de alimento que as crianças ingerem. Desta forma, fica mais fácil que a criança esteja no peso adequado e se alimentando de forma saudável.

Nas escolas, além da orientação nutricional, alunos que apresentam alterações de peso têm aulas extras de Educação Física e recebem lanche diferenciado, com mudanças na alimentação conforme necessário. No início deste mês encerrou a educação nutricional nas escolas com os alunos com alterações de peso. O encerramento ocorreu na Escola Básica Municipal Dom Bosco e contou com explicações sobre a pirâmide alimentar. A pirâmide tem como objetivo facilitar a compreensão da necessidade de se ingerir variados tipos de alimentos, da ingestão menor de gorduras, do maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além da ingestão moderada de açúcar e sal.

De acordo com a nutricionista, a adoção da pirâmide alimentar mostra de uma forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes utilizando alimentos habituais. A quantidade de porções de cada grupo, recomendada para um indivíduo, depende da necessidade de energia, que está relacionada com a idade, sexo, peso, estatura e atividade física. “A partir dos valores de cada porção, alguns alunos até montaram o seu plano alimentar de um dia”, conta Margareth.

Todos os alunos que possuem alteração de peso nas escolas municipais já participaram dessa atividade. A educação nutricional faz parte do controle de combate a obesidade e desnutrição dentro das escolas municipais, assim como o acompanhamento da saúde através de exames sanguíneos, para detectar a presença de anemias ou disfunções lipídicas ou glicêmicas, ação que encontra-se em andamento.

Nutricionista, escola, pais e alunos trabalham em conjunto por uma saúde melhor

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br