29 de abril de 2008

Xaxim intensifica coleta seletiva de lixo


O aterro sanitário de Xaxim recebe de 10 a 15 toneladas de lixo por dia. Essa quantia é recolhida dos domicílios xaxinenses seis dias por semana. Porém, de todo este lixo, 70% poderia ser reciclado. Sabendo destes números é que a administração municipal, em conjunto com a secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Departamento Ambiental e Cejax, está intensificando a coleta de materiais recicláveis.

A coleta seletiva é realizada todos os dias, com início às 12h, de segunda a sábado. Na segunda-feira, são recolhidos os materiais descartáveis do centro e bairros Guarani, Santa Terezinha, Ari Lunardi e Frei Bruno. Na terça, no centro e bairros Primavera, Flor, Bela Vista, Alvorada, Chagas e Germânico. Na quarta-feira, no centro, Vila Diadema, Bairro Industrial e interior. Na quinta-feira, no centro e bairros Primavera, Flor, Bela Vista, Alvorada, Chagas e Germânico. Na sexta-feira, no centro da cidade e bairros Guarani, Santa Terezinha, Ari Lunardi, Frei Bruno e Bairro Industrial. No sábado, somente no centro.

O material reciclável é composto de embalagens e outros, como papel, papelão, revistas, todos os tipos de plástico, como embalagens de materiais de limpeza doméstica, ferro, latas e alumínio. Não são materiais recicláveis a borracha, roupas, restos de comida, calçados e papel higiênico. A separação inadequada traz danos para o meio ambiente. Por isso, cada um, em casa, deve fazer a sua parte e separar o lixo que pode ser reciclado. Como se sabe, o plástico de garrafas, por exemplo, pode demorar até 400 anos para se decompor.

Nesta semana, aproximadamente 50 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim, Cejax, visitaram o aterro sanitário de Xaxim e puderam saber um pouco mais como funciona. A escola está trabalhando com seus alunos o Projeto Virtudes, que tem como objetivo desenvolver na comunidade escolar as virtudes que permitam alcançar uma consciência pessoal madura.



Alunos visitam o aterro sanitário do município








Material produzido pelos alunos sobre decomposição do lixo

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br