29 de maio de 2008

Novo CEIM entra em funcionamento no Bairro Chagas em Xaxim



Neste mês entrou em funcionamento mais um Centro de Educação Infantil Municipal, em Xaxim. A construção de uma unidade escolar infantil era uma obra que a comunidade do Bairro Chagas há anos reivindicava. O novo CEIM está localizado na Rua São Paulo, número 55, ao lado do Mercado Santa Clara e possui estrutura para receber até 70 crianças.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, a obra facilita a vida das pessoas do Bairro Chagas e arredores que trabalham fora e tem crianças com idade até cinco anos. “As famílias podem sair com tranqüilidade, pois sabem onde podem deixar seus filhos”, ressalta Iraci.

O novo CEIM, localizado no Bairro Chagas, recebeu o nome de CEIM Emília Varnier, em homenagem à mãe do senhor Albino Vanier, que doou o terreno para a construção de uma antiga escola, localizada no local. O CEIM Emília Varnier atende de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h30. Já estão sendo atendidas 35 crianças, com idade de quatro meses a cinco anos, nas turmas de berçário, maternal, pré I, II e III. Para os interessados, ainda há vagas, prioritariamente para crianças cujos pais trabalham fora de casa.

As crianças dos CEIMs de Xaxim recebem cinco refeições diárias, monitoradas pela nutricionista da prefeitura, Margareth Tribess. E os alunos do CEIM Emília Varnier também têm a disposição esta alimentação. As refeições são compostas com variedade de alimentos, ricas em sais minerais e vitaminas, com as devidas proporções de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Para isso, há cardápio de acordo com a estação do ano e são realizados acompanhamento e avaliação nutricional. Os critérios para avaliação incluem a nova curva de crescimento, aprovada pelo Ministério da Saúde de 2006, considerando peso, estatura e idade.

O funcionamento do novo CEIM é mais um trabalho da administração municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, de Xaxim em prol de um município com elevados níveis de escolaridade. “Gradativamente o poder público e a SMEC estão buscando ampliar o atendimento à educação infantil”, comemora Iraci.

Novo CEIM atende uma antiga solicitação dos moradores


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br