12 de maio de 2008

Xaxim promove mutirão de combate a doenças e a poluição

“Xaxim em ação, lutando contra poluição” envolve escola, comunidade e secretarias

A administração municipal de Xaxim, em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde, Infra-Estrutura, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Administração lançou a campanha “Xaxim em ação, lutando contra a poluição”. A campanha teve ações conjuntas de escola, comunidade e secretarias municipais, que se uniram na mobilização para separação do lixo, combate a dengue e outras doenças.

A campanha teve como foco principal o Bairro Santa Terezinha e arredores. Entre as ações da campanha, foi trabalhado com os alunos da Escola Básica Municipal Santa Terezinha sobre a importância do recolhimento de lixo e a coleta seletiva. Do dia 7 ao dia 10 de maio foi realizado mutirão de limpeza e recolhimento de lixo no Bairro Santa Terezinha, com professores e alunos.

Melhorias na infra-estrutura do bairro, com cascalhamento nas ruas, colocação de lixeiras, conserto de calçamentos e meio-fios, com a secretaria de Infra-Estrutura, em conjunto com os moradores também foi uma das ações da campanha. No dia 9 e 10 de maio foi realizada distribuição de mudas de flores, árvores ornamentais e nativas e plantação de mudas de araçá, pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e departamento Ambiental. No total, foram plantadas 500 mudas. Porém, esta ação será estendida durante esta semana.

A campanha prevê ainda a realização de um programa específico no controle das doenças causadas ou transmitidas pelos ratos, cães e gatos, além da dengue. Através da conscientização, esta ação continuará na escola, na comunidade e em todo o município.

No sábado, alunos das oficinas do CEACA em conjunto os instrutores, cedidos pela secretaria de Assistência Social, fizeram corte de cabelo na EBM Santa Terezinha. Houve ainda palestra sobre o projeto Virtudes e orientações sobre a dengue, direcionados às mães.

Foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo, com garrafas, plásticos, vidros, papeis e outros materiais recicláveis, pelos alunos e professores da EBM Santa Terezinha. Quem participou do recolhimento de lixo no córrego do Bairro recebeu botas e luvas descartáveis, sacos de lixo e uma camiseta com o slogan da campanha. A frase “Xaxim em ação, lutando contra poluição”, foi escolhida através de concurso, no ano passado, e é da aluna Creciele Soares.

O lixo composto de entulhos, móveis velhos e materiais afins, foi recolhido na sexta-feira, pela secretaria de Infra-estrutura. Mais de 400 alunos participaram do mutirão de limpeza.









Campanha se estende através da conscientização


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br