10 de outubro de 2008

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim alia diversão, aprendizado e reflexão na Semana da Criança

A semana da criança, preparada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim está repleta de atividades diferenciadas. Durante toda a semana as crianças das escolas e CEIMs da rede municipal de ensino receberam palhaços, fizeram piqueniques, lanches diferentes, brincadeiras, gincanas, passeios e receberam presentes diversos. Nesta sexta-feira foi a vez de mais de 1.800 alunos, das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, assistirem a duas peças de teatro, na Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim, Clube. Os temas das peças são o trânsito e violência urbana, continuação da Semana do Trânsito, iniciada em setembro.

Para os alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental a peça teatral apresentada era intitulada “Calota e Gasolina em Trânsito”. Esta apresentação é um espetáculo que busca a conscientização para um trânsito mais seguro. Duas personagens engraçadas conduzem o público através do fascinante mundo do trânsito. Um motorista embriagado, um pedestre desatento e um condutor imprudente são algumas situações encenadas de maneira divertida nessa peça de teatro.

Para as séries finais do Ensino Fundamental foi apresentado o número “Na boca da noite”. Esta peça é uma tragicomédia social que aborda temas como desigualdade social, cidadania, violência nas cidades, a marginalização do menor abandonado, o desemprego e, sobretudo, a valorização da vida.

O objetivo da SMEC de Xaxim é levar aos palcos valores como educação, respeito, responsabilidade e solidariedade, que são os valores mostrados nas peças. As duas peças teatrais têm temas reflexivos, comprovando que a arte e a educação são áreas complementares na tarefa de tornar os futuros cidadãos mais conscientes de seu lugar na sociedade. Os espetáculos são da Companhia de Teatro de Curitiba GGPROARTE.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, os alunos da rede municipal de ensino foram presenteados com as peças teatrais porque o teatro é um poderoso meio para registrar na memória um determinado tema, ou para levar, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão social. “É um aprendizado de valores, de aspectos psicológicos do comportamento, de boas-maneiras e ações para bem relacionar-se com as pessoas e na sociedade”, complementa Iraci.




Peças foram apresentadas a mais de 1.800 alunos da rede municipal de ensino

Crédito fotos: SMEC
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com