5 de setembro de 2008

Cozinheiras de escolas e CEIMs recebem capacitação em Xaxim

Os alunos dos CEIMs e escolas municipais de Xaxim recebem alimentação saudável e equilibrada, com um cardápio especial de acordo com a estação. A merenda visa uma alimentação ideal composta de uma boa variedade de alimentos, rica em sais minerais e vitaminas, com as devidas proporções de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Além disso, é realizado acompanhamento nutricional, com controle de peso e altura.

Outra ação que tem como objetivo oferecer alimentação saudável e bem preparada para os alunos é a capacitação constante das merendeiras. Neste ano, a segunda capacitação foi realizada na Escola Básica Municipal Dom Bosco. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Margareth Tribess, tratou de assuntos como as boas práticas de manipulação de alimentos, higienização da cozinha e de hortifrutis e armazenamento de produtos. Na ocasião foram testadas e aprovadas preparações de almôndega ao molho de mamão, bolo de casca de mamão, bolo integral de fígado, bolo de batata doce e estrogonofe especial com espinafre. Na capacitação também foram distribuídos novos cardápios para escolas e CEIMs, que entraram em vigor a partir do início de setembro.


A alimentação escolar do município de Xaxim tem como objetivo principal atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes. A nutricionista Margareth Tribess salienta que se deve manter um cardápio escolar nutritivo, para exercer uma influência positiva na criação de hábitos alimentares mais saudáveis.

Merendeiras tem capacitação constante no município

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com