26 de agosto de 2008

Xaxim avalia e classifica textos para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A comissão julgadora de Xaxim, da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, se reuniu nesta terça-feira, dia 26 de agosto, na secretaria de Educação e Cultura do município para realizar a avaliação e classificação dos textos que representarão o município na etapa estadual. A Olimpíada está sendo desenvolvida nas escolas que fizeram sua inscrição e acontece em todo o país.

Em Xaxim, a comissão julgadora municipal foi composta pela coordenadora municipal das Olimpíadas, um representante de cada escola da rede estadual de ensino, coordenação pedagógica da SMEC, um representante das escolas da rede municipal de ensino e a coordenadora regional da Olimpíada, representando a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Xanxerê. As representantes das escolas são professoras da área da Língua Portuguesa não participantes da Olimpíada. Cada município participante escolhe um texto titular e um suplente de cada categoria. Para que a comissão julgadora municipal valorizasse os mesmos aspectos e critérios, a avaliação seguiu a atribuição de pontos, de acordo com o gênero do texto e as orientações dos organizadores da Olimpíada.

Na primeira etapa os textos foram produzidos nas escolas. Os textos selecionados, por categoria, de cada escola participante do município, foram:
- Categoria Poesia (para alunos de 4ª e 5ª séries):
1º lugar
Aluno: Janderson da Silva Antunes
Professora: Márcia Maria Botoli de Amorin
EEB Neusa Massolini
2º lugar
Aluna: Beatris Maria Somensi
Professora: Sônia Vassoler Antunes Paz
EBM Dom Bosco

- Categoria Memória (para alunos de 7ª e 8ª séries)
1º lugar
Aluna: Luciana Carnevalli
Professora: Dirlei de Lourdes Dalla Nora
EEB Gomes Carneiro
2º lugar
Aluna: Andressa Mendes dos Santos
Professora: Claudia Regina Bianchet
EBM Dom Bosco

Na quarta etapa há escolha dos textos pelo estado. Após, na região Sul e por fim a etapa nacional, com textos de todo o país. Os textos selecionados serão encaminhados para o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, para concorrer com os demais municípios participantes na fase estadual.

O tema da Olimpíada é "O lugar onde vivo". Os prêmios são os seguintes: os 500 alunos semifinalistas e seus professores ganham medalhas de bronze e livros; os 150 alunos finalistas e seus professores ganham medalhas de prata e aparelho de som portátil; as 150 escolas finalistas e seus municípios ganham uma placa comemorativa; os 15 alunos vencedores e seus professores ganham medalhas de ouro, um microcomputador e uma impressora; as 15 escolas vencedoras ganham laboratórios de informática com 10 microcomputadores, 1 impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca; os 15 municípios vencedores ganham selos concedidos pelo MEC.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com