8 de agosto de 2008

Xaxim realiza o I Passeio Ciclístico e Ecológico

Atividade visa à conscientização para ações ecologicamente corretas

Neste sábado, dia 9 de agosto, será realizado em Xaxim o I Passeio Ciclístico e Ecológico. A atividade inicia às 13 horas, com saída da Praça Frei Bruno, no centro da cidade. A chegada será na Vila Florindo Folle. No total, o percurso terá cinco quilômetros e os participantes andarão pelas ruas do município.

A coordenação do evento está sob a responsabilidade da professora Silvana Pereira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim, SMEC. O objetivo do evento é a conscientização, pois todos podem e devem ter ações ecologicamente corretas. O meio ambiente é um tema constantemente indicado pelo Ministério da Educação e Cultura, MEC, para ser trabalhado em sala de aula pelos professores.

Após o I Passeio Ciclístico e Ecológico os participantes receberão um lanche à base de frutas, doado pela fruteira Araldi. Os primeiros 200 participantes a se inscreverem receberão uma camiseta com o emblema do I Passeio Ciclístico e Ecológico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes da prova.

A SMEC distribuirá o jornal "Amigos da Natureza" com o tema "Ecoexperiências: conhecendo e aprendendo a amar a natureza". Haverá ainda distribuição de 500 mudas de árvores nativas como angico branco, pitangueira, ipê amarelo e ipê roxo, tipuana, jacarandá e cedro. Todas as mudas terão etiqueta com informações referentes à planta e cuidados com ela.

As mudas de árvores que serão distribuídas são cultivadas pelo professor Dulcimar Dalla Rosa do CEACA, que desenvolve o trabalho com os alunos que freqüentam o CEACA. A SMEC fornece o material necessário para esse trabalho.

A secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, afirma que os assuntos voltados à ecologia precisam estar constantemente em sala de aula e devem extrapolar os limites dela, indo para a comunidade através de ações concretas, que contribuam para a melhoria das condições ambientais. “É o que esperamos conseguir com eventos deste gênero", enfatiza Iraci.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com