17 de junho de 2008

Mais de 2.500 alunos de Xaxim assistem a peças de teatro

Nesta semana, a secretaria de Educação e Cultura de Xaxim proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino duas peças de teatro, apresentadas pela Companhia de Teatro de Curitiba, José Basso. Uma das peças foi destinada aos alunos de 1ª a 4ª séries, intitulada “ABC, um tesouro pra você!”, e a outra para alunos de 5ª a 8ª séries, com o assunto “Drogas.Sem”.

As peças teatrais foram assistidas pelos alunos, professores e equipe diretiva das escolas no Clube Xaxinense e tiveram a participação de aproximadamente 2.500 pessoas. Também participaram como convidados alunos da rede estadual de ensino do município.De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, a apresentação de teatros é mais uma forma de incentivo à cultura no município, que também proporciona diversão. “É através deste contato com diferentes formas culturais que os alunos são estimulados também a participar destes grupos”, salienta Iraci.

O teatro para as crianças até a 4ª série é em forma de sonho. A personagem principal sonha sobre um tesouro a ser encontrado e faz uma viagem por vários países, onde recebe pistas para descobrir qual tesouro é esse. No fim do sonho ele descobre que o tesouro é um livro. Este teatro traz informação e mostra diferentes culturas, além de auxiliar o professor em sala de aula, pois desperta nos alunos o interesse pelo conhecimento de novos locais e o interesse pela leitura, ingredientes para o desenvolvimento do ser humano e da nação.

A apresentação das peças sobre drogas faz parte de um trabalho realizado em parceria com secretaria de Saúde de Xaxim, através do CAPS, Centro de Atendimento Psicossocial, que está trabalhando com os alunos do município na II Jornada de Prevenção ao Uso de Drogas, campanhas de conscientização, palestras, debates e esclarecimentos sobre os prejuízos do uso e abuso de drogas. A secretaria de Educação e Cultura e CAPS realizaram a distribuição de um jornal com 12 páginas com informações sobre os prejuízos de uso de drogas para alunos de 5ª série a 1ª série do Ensino Médio. De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Xaxim, “a informação e o conhecimento ainda são as armas mais eficazes no combate às drogas”.

Crédito fotos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com