3 de junho de 2008

Dia do Meio Ambiente tem programação especial em Xaxim

Atividades incluem apresentações artísticas e distribuição de mudas de árvores

Nesta quinta-feira, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia e a secretaria de Educação e Cultura de Xaxim, SMEC, fará um dia com apresentações artísticas das escolas relativas ao meio ambiente. As atividades serão realizadas na Concessão SEMAX, Sociedade Ecológica do Meio Ambiente de Xaxim, em dois momentos. Pela manhã, início às 8h45 e à tarde, início às 14h45.

Neste dia 5, o CEACA, em parceria com a SMEC, farão a entrega de mudas de árvores de ipê roxo e ipê amarelo na Praça Frei Bruno, das 10h às 11h45. Todas as instituições educacionais do município receberão 10 mudas de árvores para plantar na própria instituição e deverão se responsabilizar pelo plantio e cuidados dessas árvores. Uno total, 26 unidades receberão árvores, totalizando 260 mudas. Também serão distribuídas mudas para professores, coordenadores pedagógicos e diretores, durante as apresentações na Concessão SEMAX.

O Meio Ambiente está constantemente em pauta pela SMEC de Xaxim. Através de projetos, como Virtudes, que trabalha, em sala de aula, datas comemorativas com o intuito de sensibilizar as pessoas para a ação da cidadania, multiplicando virtudes como a responsabilidade, a solidariedade, a humildade, respeito às diferenças, temas como a preservação ambiental são frequentemente estudados. Cada escola adapta os temas de acordo com a sua realidade. Como exemplo, o CEJAX, que levou seus alunos para visitar o aterro sanitário de Xaxim, para que seus alunos pudessem saber um pouco mais como o lixo é tratado no município.

Além de o meio ambiente ser tema constante nas escolas do município, a administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e departamento Ambiental, também estão trabalhando com campanhas de conscientização. Estas campanhas incluem ações da comunidade, com a reciclagem de lixo e de materiais. Pensando em como mobilizar a população, o departamento Ambiental realizou a instalação de lixeiras para coleta de lâmpadas, pilhas e baterias. Com isso, toda a comunidade xaxinense pode participar na defesa e preservação do meio ambiente. Estes materiais também são recolhidos nas escolas e cada cidadão pode depositar pilhas, baterias velhas e lâmpadas queimadas nos locais de coleta.

Em maio também foi realizado mutirão de combate a doenças e a poluição em Xaxim. A administração municipal de Xaxim, em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde, Infra-Estrutura, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Administração lançou a campanha “Xaxim em ação, lutando contra a poluição”. A campanha teve ações conjuntas de escola, comunidade e secretarias municipais, que se uniram na mobilização para separação do lixo, combate a dengue e outras doenças. A campanha teve como foco principal o Bairro Santa Terezinha e arredores. Foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo, com garrafas, plásticos, vidros, papeis e outros materiais recicláveis, pelos alunos e professores da EBM Santa Terezinha. O lixo composto de entulhos, móveis velhos e materiais afins, foi recolhido pela secretaria de Infra-estrutura. Mais de 400 alunos participaram do mutirão de limpeza. A campanha se estende através da conscientização no município.

A secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, ressalta a importância de ações contínuas no cuidado do meio ambiente. “Temos que partir de pequenas ações para melhorar o ambiente em que vivemos. Cada um deve fazer a sua parte e é assim que se constrói um lugar melhor”. O envolvimento de todos na conscientização é imprescindível para mantermos o nosso município, região e também o planeta em condições de sobrevivência para as futuras gerações.


Meio Ambiente é tema freqüente de campanhas no município


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni (Mtb/SC 0003071 JP)
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br