24 de junho de 2008

Escolas da rede municipal de ensino de Xaxim reúnem-se para estudos sobre Plano Municipal de Educação

As escolas da rede municipal de ensino de Xaxim paralisaram as atividades com os alunos, nesta terça-feira (24/6) para a realização de um dia de estudos sobre o Plano Municipal de Educação, PME. Todos os profissionais das escolas estão envolvidos no debate. Nesta fase de elaboração do PME está sendo feita a análise preliminar, para que todos os profissionais de ensino possam conhecer, propor alterações e emendas.

No encontro realizado nesta terça-feira, cada escola realizou a sua reunião. Do total das cinco escolas da rede municipal de ensino de Xaxim, aproximadamente 180 profissionais fizeram a análise preliminar do Plano. De acordo com a equipe pedagógica da secretaria de Educação e Cultura de Xaxim, estes encontros são importantes porque a implementação de um processo democrático, que norteia a elaboração do PME, pode estar centrada em dois componentes: o primeiro é a garantia de participação de diferentes setores, entidades e segmentos, conferindo um amplo caráter político ao processo; e o segundo é a garantia de pessoal e suporte técnico na área.

Ao ser elaborado, o Plano Municipal de Educação deve estar direcionado para refletir a educação no município como um instrumento organizador da vontade coletiva da sociedade civil. As reuniões realizadas nesta terça-feira fazem parte da segunda etapa da elaboração do Plano, que incluem a mobilização da sociedade para a discussão do documento preliminar com apresentação de contribuições. Após esta fase haverá a realização de conferências municipais, que serão realizadas em julho.

A secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, afirma que a participação dos profissionais de educação é muito importante para a efetivação do processo neste momento. Nesta etapa, as discussões são no campo educacional. Depois, nas conferências, haverá participação de toda a sociedade.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com