21 de agosto de 2008

7º Fórum Regional em Educação de Xaxim tem participação de mais de 550 pessoas

O 7º Fórum Regional em Educação realizado nesta semana em Xaxim contou com a participação de aproximadamente 550 pessoas. Nesta edição, organizada pela secretaria de Educação e Cultura de Xaxim, SMEC, em parceria com a administração municipal, o Sistema de Ensino Dom Bosco e o Sistema de Ensino Bom Jesus, além das palestras, foi realizada exposição de trabalhos das professoras dos Centros de Educação Infantil Municipal. Estiveram presentes ainda, autoridades de Xaxim e região.
Abertura do evento

Na abertura do evento, pela manhã, foi realizada apresentação artística com as alunas da Casa da Cultura, ensaiadas pela professora Taís Zanardi. À tarde, foi a vez do balé clássico, com coreografia da professora Vanderléia Pavoski. As produções feitas pelas professoras dos CEIMs incluíram livros de histórias, jogos didáticos e materiais para serem utilizados em sala de aula com as crianças. Os materiais foram confeccionados com material atóxico, para que os alunos pudessem usar sem restrições.









Trabalhos das professoras dos CEIMs

Além de Xaxim, Coronel Freitas, Xanxerê, Lajeado Grande, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Marema, Águas Frias e Nova Itaberaba estiveram presentes no 7º Fórum Regional em Educação. O 7º Fórum Regional em Educação teve ainda a presença de Marli Mendes e de Frei Nelson, profissionais do Sistema de Ensino Bom Jesus, no qual Xaxim mantém convênio. Do Sistema de Ensino Dom Bosco, esteve presente Paulo Rocha, coordenador das escolas conveniadas com o Dom Bosco, e Elton Albo Neves.

Frei Nelson
Elton Albo Neves

Pela manhã a palestra teve como tema “Educar para a humanização”, ministrada pelo professor Santareno Augusto Miranda. A palestra tratou sobre a educação que nos leva a sonhar, a inquietação que nos remete ao mundo real, onde se aprende que assim como a vida, a educação é um aprimoramento constante. E, para isso, o homem precisa aprender a aprender.

Santareno Augusto Miranda

À tarde, com o tema “Ética e cidadania”, com a palestrante Maria Claudia Söndahl Rebellato, foram debatidas questão relativas à forma de se ensinar a ética e a cidadania para os alunos e o que agregaria ao currículo deles, pois cidadania e ética não são dons que a pessoa tem ou não, mas sim são condições e, por isso a escola precisa ensiná-la.



Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Fotos: Francisco Tadeu
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com