12 de agosto de 2008

Xaxim participa da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim está participando da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Esta olimpíada está sendo desenvolvida nas escolas que fizeram sua inscrição e acontece em todo o país, realizada pelo Ministério da Educação e Cultura, MEC, com outras parcerias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de professores e premia poesias, textos de memória e artigos de opinião, elaborados pelos alunos das escolas públicas de todo o país. Esta é mais uma chance que os alunos das escolas públicas de todo o país têm de descobrirem o poder das palavras e verificarem que é possível fazer da escrita, na escola algo forte e interessante. É também uma possibilidade para os alunos e professores pensarem mundos transformados pela força da palavra escrita.

O tema da Olimpíada é "O lugar onde vivo". O principal objetivo é contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino na leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada é dividida em três categorias. A categoria I abrange 4ª e 5ª séries, com poesias. A categoria II abrange as memórias e é destinada para alunos de 7ª e 8ª séries e a categoria III é a dos artigos de opinião, para 2ª e 3ª série do Ensino Médio.

A premiação será a partir da etapa estadual. Na primeira etapa os textos são produzidos escolas. Na segunda etapa acontece a seleção de um texto por categoria de cada escola participante no município, realizada por uma Comissão Julgadora Escolar. Na terceira etapa a Comissão Julgadora Municipal seleciona um texto por categoria, que representará o município. Na quarta etapa há escolha dos textos pelo estado. Após, na região Sul e por fim a etapa nacional, com textos de todo o país.

Em Xaxim, a coordenação municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob responsabilidade de Sivonei Bizol e Liamara Tonello, As escolas participantes e professores inscritos são:
EBM Cecília Meireles - Lucelia Nardi dos Santos;
EBM Ari Lunardi - Ivanete Bes, Maria Bernarda Dal'molin e Arlei Barrionuevo;
EBM Dom Bosco - Silvane Lunardi, Claudia Bianchet, Sonia Paz e Lucimara Baggio;
EEB Profª Neusa Massolini - Ivanete Bes, Márcia Amorin, Marinez Botoli , Nilvo Rissi e Rosani Scalcon;
EEB Profº Custódio de Campos - Elizandra Atuatti, Ieda Giaconelli e Odiles Trentin Cavalheiro;
EEB Luiz Lunardi - Maria Roslei Hilgert;
EEB Gomes Carneiro - Dirlei Dalla Nora.

Neste momento, as escolas estão em fase de produção de texto e organização da comissão julgadora escolar. Os textos escolhidos em cada categoria por escola deverão ser encaminhados para a SMEC até o dia 18 de agosto, impreterivelmente, conforme o regulamento da Olimpíada.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com